GOL envia cachorro para aeroporto errado e animal acaba morrendo

Um cachorro da raça Golden Retriever faleceu ontem após ter voado para o destino errado num voo da GOL Linhas Aéreas.

De nome Joca, o cachorro tinha 5 anos de idade e viajaria de São Paulo (Guarulhos) para Sinop, em Mato Grosso, junto do seu tutor, João Fantazzini. Porém, por ser um cachorro de 47 quilos e de grande porte, não pôde ir na cabine, embaixo do assento à frente, e precisou ser despachado numa caixa adequada, indo no porão do Boeing 737 junto das malas dos passageiros.

Ao chegar em Mato Grosso, João foi informado de que o seu cachorro não estava no mesmo voo que ele, e sim que estava em Fortaleza, cidade 2.082 quilômetros distante.

O tutor chegou a receber imagens e vídeos do cachorro no Ceará, com água sendo fornecida pelos funcionários da companhia aérea no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Como Joca teria que ir para Guarulhos antes de ser finalmente enviado para Sinop, João optou por voltar para São Paulo para encontrar com o animal.

E ao chegar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, ele notou que seu cachorro estava desmaiado e muito molhado, e que estava já sem sinais vitais.

A morte do Joca foi constatada por uma veterinária, que deu lado de “parada cardiorrespiratória com causa ainda a ser esclarecida”. O vídeo gravado pela mãe de João viralizou nas redes sociais e mostra o tutor ao lado do cachorro, já falecido, no Terminal de Cargas do Aeroporto de Guarulhos:

A GOL confirmou o caso e enviou a seguinte nota à imprensa:

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”

Não é o primeiro caso de problemas da GOL com cachorros despachados em suas aeronaves. Em 2021 a cachorra Pandora sumiu numa conexão no Aeroporto de Guarulhos, sendo encontrada apenas 40 dias depois. Por causa disso, a companhia aérea chegou a suspender o embarque de animais no porão, que foi retomado vários meses depois.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias