Governo Biden autoriza aumento de voos entre os Estados Unidos e a capital cubana, Havana

Na última semana, o Departamento dos Transportes dos EUA (DoT) informou que o Governo Biden autorizou a expansão dos voos ligando a Flórida à capital de Cuba, Havana. A liberação atende a um pedido da American Airlines para 13 novos voos semanais saindo de Miami e um da JetBlue decolando de Fort Lauderdale.

Segundo uma matéria da agência Reuters, a autorização prevê início dos novos voos em dezembro. Hoje, a American Airlines já tem seis voos diários para a Havana e a JetBlue outros três.

Além dessas permissões, no meio do ano o governo americano já havia suspendido uma série de restrições sobre novos voos para Cuba, incluindo a liberação para que as empresas dos EUA fizessem voos para outras cidades, que não apenas Havana, como havia sido limitado pelo governo de Donald Trump.

Com isso, a própria American Airlines já solicitou aprovação para voar para Santa Clara, Holguin, Varadero e Santiago de Cuba.

Aos poucos, vão caindo as restrições de voos para Cuba. No governo Obama, a liberação de turismo e voos havia atingido seu ápice desde que os embargos foram colocados sobre Cuba. Com a saída de Obama e a entrada de Trump, no entanto, as restrições voltaram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pelo quarto mês consecutivo o setor de carga aérea apresenta crescimento...

0
A indústria de carga aérea manteve a dinâmica de crescimento robusto, segundo dados publicados pela Associação Internacional de Transporte