Governo Federal antecipa para 6 de abril novo fechamento do espaço aéreo do Norte do país

Imagem: Exército Brasileiro

Na última quinta-feira (23), em reunião entre os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi definida a antecipação, para o dia 6 de abril, do fechamento do espaço aéreo na região Norte do País. Anteriormente, o prazo estava previsto para o dia 6 de maio.

O Ministro da Defesa afirmou que a medida “é importante para desincentivar e desestimular” o garimpo ilegal no território Yanomami, em Roraima. “Nós vamos dar mais este prazo para, a partir do dia 6 de abril, fechar completamente e avaliarmos”, destacou.

Segundo José Múcio, atualmente, estão sendo registrados entre um e dois voos diários nos corredores liberados no espaço aéreo da região. Antes da operação, chegava-se a ter entre 30 e 40 voos por dia, conforme informou o Ministro da Justiça e Segurança Pública.

O espaço aéreo na região encontra-se parcialmente aberto desde o dia 6 de fevereiro, para possibilitar a saída coordenada e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal, por meio aéreo.

Durante o encontro, segundo o Ministro José Múcio, também foi discutido o apoio dos ministérios à realização do Censo Demográfico em Terra Yanomami, por parte do IBGE, além de ações conjuntas para a “segurança da Amazônia”. De acordo com o Ministro Flávio Dino, serão intensificadas as ações da Polícia Federal, alinhadas ao Ministério da Defesa.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias