Grande cliente da Boeing “segura a mão” e reduz velocidade de entrega de novos aviões

Uma das principais clientes da Boeing disse que o mercado está desacelerando e, por isso, vai segurar algumas entregas de novos jatos.

Imagem: BriYYZ, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia

A Alaska Airlines acabou de aposentar seu último jato Airbus A321neo restante, vendendo ele para a American Airlines e voltando a se tornar uma empresa 100% Boeing, já que os jatos brasileiros Embraer estão na subsidiária Horizon Air.

Enquanto a companhia destacou a economia que está sendo gerada com uma frota mais simplificada, sem os jatos Airbus e também sem os turboélices Bombardier/DHC Dash, ela reduziu sua previsão de capacidade para o ano que vem e em 2025.

Segundo executivos da companhia informaram na divulgação dos resultados do 3º trimestre de 2023, o custo do refino do petróleo na costa oeste está consideravelmente mais caro que no Golfo do México, afetando mais a empresa que tem sua principal base de operações em Seattle, no estado de Washington, além de forte presença no Oregon, Califórnia e, naturalmente, no Alasca.

“Nós estamos trabalhando com a Boeing para modificar as entregas em 2024 e talvez em 2025 para atingir o nível de capacidade que achamos que maximiza a nossa rentabilidade. Uma das variáveis que estamos lidando é com a certificação do 737 MAX 10, que estava originalmente previsto para chegar na nossa frota no próximo ano. A certificação em si tem um cronograma próprio, mas estamos trabalhando numa programação comum com a Boeing para decidir quando o avião virá“, afirma Nat Pieper, Vice-Presidente de Frota, Finanças, Alianças e Tesouro da Alaska Airlines.

Outros pontos apontados pela Alaska incluem redução no ritmo de viagens corporativas e efeitos ainda da pandemia, assim como da Guerra na Ucrânia. Apesar da reprogramação de entregas com a Boeing, a empresa não comentou se fará alguma modificação com os jatos E175-E1 que tem a receber da Embraer.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias