Grupo Air France-KLM inicia sua primeira manutenção de um motor GTF PW1500G

Motor PW1500G de Airbus A220-300 – Imagem: Pratt & Whitney

A fabricante de motores aeronáuticos Pratt & Whitney (P&W) informa hoje, 26 de junho, que a divisão de engenharia e manutenção do Grupo Air France-KLM (AFI KLM E&M – Air France Industries KLM Engineering & Maintenance) iniciou trabalhos em seu primeiro motor Pratt & Whitney GTF.

A AFI KLM E&M se tornou integrante da rede Pratt & Whitney GTF de manutenção, reparo e revisão (MRO) em 2022 com capacidade de desmontagem, montagem e teste de motores modelo PW1500G para a família Airbus A220.

A sigla GTF usada pela P&W para sua família de motores faz referência a “Geared Turbofan”, ou motor turbofan com engrenagens, devido à presença de uma caixa de engrenagens entre o ventilador frontal (fan) e o conjunto de baixa pressão, que permite que cada um gire em sua velocidade ideal, permitindo uma melhor eficiência propulsiva.

Em 2021, a Air France selecionou 60 aeronaves A220-300, com opção de adicionar mais 60, que são movidas exclusivamente por motores GTF. A companhia aérea opera atualmente 24 dessas aeronaves, com mais 37 encomendadas.

“Com a indução de nosso primeiro motor GTF, estamos aumentando nossas capacidades com as tecnologias mais avançadas de hoje”, disse Anne Brachet, vice-presidente executiva da AFI KLM E&M. “Nossa capacidade de revisar motores turbofan com engrenagens fortalece nossa experiência nas arquiteturas mais inovadoras do mundo, por isso estamos prontos para atender às necessidades dos operadores atuais e futuros – muitos deles aqui mesmo na Europa.”

Nos últimos quatro anos, a rede GTF MRO mais que dobrou de tamanho, e a AFI KLM E&M marca o 13º local ativo. A AFI KLM E&M é um dos vários fornecedores distintos na Europa que apoiam o trabalho GTF MRO e se tornará a terceira instalação na região a fornecer capacidade total de desmontagem, montagem e teste para o motor PW1500G.

“A Pratt & Whitney anunciou duas expansões de instalações e três ativações de oficinas parceiras em nossa rede apenas no primeiro semestre deste ano. Com a frota crescendo em um ritmo tão rápido, é mais importante do que nunca garantir que nossa rede tenha provedores de MRO de classe mundial, como a AFI KLM E&M, para fornecer serviços de alto nível em proximidade com nossos clientes”, disse Marc Meredith, vice-presidente de Engine Aftermarket do GTF da Pratt & Whitney.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias