Início Empresas Aéreas

Grupo LATAM recebe seu 19º avião cargueiro e aumenta capacidade de carga em mais de 70%

O grupo LATAM Cargo recebeu seu terceiro Boeing 767-300ER BCF (Boeing Converted Freighter) do ano, completando seu plano de crescimento de frota, totalizando conjuntamente 19 aeronaves cargueiras. O marco reforça sua posição como maior grupo de companhias aéreas de carga da América do Sul.

O plano de crescimento da frota de carga anunciado em 2021 pelo grupo incluiu a adição de oito aeronaves convertidas de passageiros em carga, o que se traduziu num crescimento de mais de 70% na capacidade de carga face à anterior à pandemia. A LATAM Cargo ampliou sua frota de forma homogênea com o Boeing 767-300 BCF, por ser a aeronave ideal para operar na região pela sua eficiência, versatilidade e tamanho.

A chegada desta aeronave reflete tanto o compromisso com os clientes quanto o foco em manter uma operação sustentável no longo prazo. Este plano de crescimento foi estruturado de forma conjunta, pensando em conectar as indústrias exportadoras e importadoras da região através de uma oferta ampla e confiável. Ao mesmo tempo, foi considerada a volatilidade da carga aérea e por isso focamos na eficiência, diversificação e flexibilidade. Embora a indústria esteja passando por momentos difíceis, estamos felizes por ter acesso a esta nova aeronave para podermos aproveitar as oportunidades no território”, comenta Gudny Genskowsky, vice-presidente sênior de alianças de rede e carga.

No curto prazo, os novos aviões de carga fortalecerão as exportações de cerejas do Chile no último trimestre do ano e aumentarão a capacidade disponível para os mercados colombiano e equatoriano durante a época das flores do Dia dos Namorados. Posteriormente, permitirá ao grupo expandir as suas operações de longo alcance da América do Norte e Europa para a América do Sul.

Atualmente, o grupo LATAM conta com 321 aeronaves, sendo 58 aeronaves de passageiros Boeing (modelos 767, 777 e 787) e 245 aeronaves Airbus (modelos A319, A320, A320neo, A321 e A321neo), às quais se soma uma frota conjunta de 19 aeronaves 767 cargueiros. das subsidiárias de frete LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colombia e LATAM Cargo Brasil.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.