Grupo Tático Aéreo do Governo do Amapá completa 17 anos com quase 6 mil missões realizadas

Imagem: Governo do Amapá

O Governo do Amapá informa que o Grupo Tático Aéreo (GTA) completou 17 anos de existência nesta última sexta-feira, 30 de junho, como uma das principais unidades especializadas da segurança pública do Governo do Estado, com quase 6 mil missões operacionais de combate ao crime e de resgate em todo o estado e áreas das ilhas do Pará.

O grupamento está integrado ao sistema operacional de ação imediata da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Nos seis meses deste ano, fortalecido pelo Governo do Estado e com novos equipamentos, principalmente de salvamento, já atuou em 128 operações policiais e de resgate, do total de 5.979 ações de sua trajetória.

O GTA é formado atualmente pela força conjunta de 40 integrantes que vieram da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Polícia Civil (PC). Juntos, compõem a Coordenadoria de Operações Aéreas (Copaer).

Imagem: Governo do Amapá
Imagem: Governo do Amapá

“Neste ano, em seis meses, alinhado à política de defesa social do governador Clécio Luís, estamos fortalecendo o sistema operacional de toda a segurança pública e o GTA é uma das prioridades. Além do trabalho de resgate, a equipe passou a auxiliar de forma muito significativa o policiamento preventivo e ostensivo, tanto com o uso do helicóptero como com as equipes no solo, que atuaram quase que diariamente com incursões em áreas de risco de Macapá e Santana”, destaca José Neto, secretário da Sejusp.

Guardiões dos céus, com quase duas décadas de atividade, o GTA se transformou em braço forte das missões humanitárias, busca e salvamento, defesa civil, prevenção e resposta a acidentes ambientais.

O sub coordenador do grupamento, capitão Muller Bryan da Silva, que está há 8 anos na unidade, fala sobre a honra e alegria em fazer parte do GTA, que ganhou notoriedade da sociedade e se consolidou como um dos órgãos da segurança mais admirados pelos cidadãos.

“É uma satisfação servir a sociedade tanto na parte preventiva e repressiva, efetuando o trabalho policial, como no transporte humanitário, em que temos ajudado muitas pessoas que moram em locais de difícil acesso. Então, para nós, não tem honra maior do que servir a população amapaense”, disse o capitão.

Combate aos grupos criminosos

Imagem: Governo do Amapá

Em 2023, o GTA tem se destacado como uma ferramenta operacional de combate a crimes violentos, principalmente contra as ações de grupos criminosos no estado, auxiliando em diversas operações coordenadas pela Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop), da Sejusp.

São exemplos das atuações as ações contínuas da operação “Integração Pela Vida”, em que foram efetuadas 29 prisões, cumpridos 4 mandados de prisão e apreensão de 12 armas de fogo, além de várias porções de drogas.

O GTA também tem trabalhado em operações pontuais da Sejusp e outros órgãos da segurança pública de maneira integrada.

Ações na pandemia

Durante o período crítico da pandemia da Covid-19, em 2020, o GTA atuou em mais de 500 operações, principalmente em atendimentos de saúde com transporte de diversos equipamentos, como os de proteção individual (EPIs), respiradores, balas de oxigênio, insumos e profissionais da linha de frente da saúde e segurança pública para os municípios do interior do estado.

No início da pandemia, as aeronaves também foram usadas para o transporte de material biológico para exames da covid no Instituto Evandro Chagas, em Belém/PA.

Resgate de naufrágio

Ainda em 2020, durante o resgate de vítimas do naufrágio do navio Anna Karoline 3, que naufragou no dia 29 de fevereiro, no Sul do Amapá, as aeronaves do GTA fizeram parte da estrutura montada para o resgate de sobreviventes, buscas por desaparecidos e translado de corpos.

Na época a segurança pública contou com 5 aeronaves: duas do Grupo Tático Aéreo, duas cedidas pelo Executivo paraense e um helicóptero de grande porte da Marinha do Brasil.

Parto nas alturas

Entre tantas ocorrências, uma das primeiras que marcou a equipe do GTA aconteceu no dia 6 de junho de 2017. O helicóptero do grupamento foi acionado para socorrer uma mulher em trabalho de parto, no distrito do Arquipélago do Bailique.

A paciente precisava de transferência urgente para o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá, pois apresentava complicações em decorrência de hipertensão.

O Arquipélago do Bailique fica a 180 quilômetros da capital e a viagem em embarcação para a capital poderia durar de 12 a 15 horas. Com o GTA, o translado da paciente caiu para 40 minutos de voo e o socorro rápido aumentava as chances de vida para mãe e bebê. Porém, 15 minutos antes do pouso, Sibele Vitória, que recebeu esse nome em homenagem ao GTA, chegou ao mundo de maneira bem peculiar, nas alturas.

O parto improvisado foi feito pela equipe do GTA e por uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No dia seguinte, mãe e filha, saudáveis, receberam a visita da equipe que as acolheu e prestou socorro.

Missões solidárias

Imagem: Governo do Amapá

O GTA também atua em missões solidárias, com diversas ações sociais realizadas pelas equipes que se unem e levam brinquedos, cestas básicas e materiais escolares a muitas crianças dos municípios e comunidades do Amapá.

Uma das ações mais esperadas do ano é o Natal Solidário com a presença do Papai Noel do GTA, que leva presentes a bordo do helicóptero Gavião 01.

Breve Histórico

O Grupo Tático Aéreo (GTA) foi criado em 30 de junho de 2006. O helicóptero Gavião Uno, ou Gavião 01, um Helibras AS 350 B2, foi adquirido em 2015 e se tornou ferramenta indispensável na segurança pública do estado. Antes, a aeronave que atendia às ocorrências era alugada.

Imagem: Governo do Amapá

Em 2019, as operações aéreas ganharam outros reforços, com uma aeronave de asa fixa, modelo Cessna T210N, que foi batizada com o nome Gavião 02, e um caminhão tanque (CTA), que comporta até 4 mil litros de combustível. Assim, no solo, a unidade passou a contar com dois veículos operacionais.

Imagem: Governo do Amapá

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias