Grupos de pessoas se juntam para puxar dois aviões da Boeing na força do braço

O tradicional evento Dulles Plane Pool chegou à sua trigésima edição no último final de semana e, como o nome já diz, o atrativo principal é a competição das equipes, que se juntam para puxar um avião de dezenas de toneladas na força do braço. Conhecido em toda a comunidade, o encontro angaria recursos para causas sociais e, este ano, arrecadou US$ 400 mil, batendo a meta estipulada pela organização.

A regra da competição por equipes é simples: ganha o grupo que conseguir puxar um avião mais rápido. Os participantes se alinharam ao longo de uma longa corda presa a dois modelos de aeronave, um Boeing 757 da FedEx e um Boeing 737 da United.

Quando o juiz aciona o cronômetro, o time começa a puxar o grande jato. Os maiores vencedores do dia foi o time do Xerife de Chesapeake, que já tinha ganhado no ano passado e agora repetiu a façanha.

A atração do reboque do avião atrai cerca de 15.000 pessoas todos os anos, e cerca de 2.500 pessoas a cada ano participam nas equipes. Cada time deve arrecadar um mínimo de US$ 2.500 para participar, que será destinado ao financiamento da Special Olympics Virginia. A entidade conta com mais de 400 voluntários e realiza diversas ações na comunidade do entorno do aeroporto.

O evento começou há 30 anos, quando a Polícia Metropolitana da Autoridade dos Aeroportos de Washington queria criar uma arrecadação de fundos em sua jurisdição, que compreende o Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington e o Aeroporto Internacional Washington Dulles.

Inspirados por outros Departamentos de Polícia da cidade, eles decidiram tentar um evento diferente, que tivesse relação com aviação e que não fosse nada convencional. O objetivo, desde o início, foi arrecadar dinheiro para causas sociais importantes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias