Helibras pode investir US$ 50 milhões para fabricar o Airbus H145M em Itajubá-MG, caso o Brasil escolha o modelo

H145M – Imagem: Divulgação – Airbus

A fabricante brasileira de helicópteros Helibras, que faz parte do grupo Airbus, estaria disposta a investir 50 milhões de dólares, ou cerca de 268 milhões de reais, em suas instalações em Itajubá, Minas Gerais, para produzir ali o modelo H145M da Airbus.

A informação sobre o possível investimento foi veiculada na Veja, ao falar sobre a negociação de renovação do contrato de fornecimentos de helicópteros pela Helibras às Forças Armadas do Brasil.

O H145M é a versão militar do executivo H145, que tem ganhado espaço em frotas das Forças Armadas de diversos países, como Alemanha, Brunei, Chipre, Luxemburgo, Hungria, Sérvia e Tailândia.

O assunto do fornecimento de helicópteros militares ao Brasil foi abordado também pelo AEROIN durante entrevista com o Presidente da fabricante, Alberto Duek, em abril deste ano, durante a FIDAE no Chile.

Na ocasião, Duek afirmou que, de fato, o Brasil tem grande interesse no modelo H145M, pois, entre outros aspectos, “já tem míssil integrado, metralhadora, canhão, etc. E já é o míssil que o Exército Brasileiro utiliza para suas aeronaves, então, para eles a aeronave cai muito bem”.

A Helibras já fabrica outros helicópteros da Airbus em Itajubá, com destaque para o contrato das dezenas de unidades do grande H225 para as três Forças militares brasileiras. Porém, como destaca pelo executivo na entrevista, os projetos estão chegando ao fim, sendo necessários novos contratos para a continuidade do ritmo de operações.

“Acho que é importante a gente dizer que a Helibras está chegando em uma fase em que grandes projetos que foram assinados lá atrás estão em vias de terminar. Por exemplo, a modernização das aeronaves do Exército Brasileiro, os Fennec, que são o Esquilo militar, e os Pantera, que são o Dolphin militar, termina agora em 2024. O programa HX-BR, que é a produção de 47 helicópteros de grande porte, termina em 2025. O Brasil é o único país que é fabricante de helicópteros na América Latina e no Hemisfério Sul, e estamos agora buscando e construindo novos projetos para a gente manter essa capacidade instalada, essa capacidade que os engenheiros brasileiros, que os técnicos brasileiros têm de fabricar helicópteros, que é um orgulho muito grande para o país”, ressaltou Duek na ocasião.

O AEROIN solicitou mais informações à Helibras sobre o possível investimento em Itajubá, e trará atualização nesta matéria caso a fabricante forneça mais detalhes.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias