Helicóptero da Havan realiza operação aérea de urgência e envia medicamentos para hemofílicos no Sul

Imagem: Governo do Rio Grande do Sul

Foram enviados neste sábado (4), por meio de uma operação aérea de urgência, 52 frascos do medicamento fator de coagulação para cinco pacientes portadores de hemofilia dos municípios de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. Eles perderam as doses mensais durante as enchentes ocorridas nesta semana no Rio Grande do Sul. 

O medicamento é administrado em casa e é necessário para que a pessoa com hemofilia não corra o risco de sangrar até ir a óbito. É distribuído pela Clínica de Hematologia – do Departamento de Estadual de Sangue e Hemoderivados, da Secretaria da Saúde (SES) – de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

O transporte aéreo foi articulado entre a SES e a Brigada Militar (BM). O helicóptero que realizou o voo, um Agusta-Westland AW-109SP, de matrícula PR-HAH, saiu do campo do Ginásio da BM, em Porto Alegre, e foi disponibilizado pela Havan, que é uma das instituições voluntária para ações na situação de calamidade pública no Estado.  

A hemofilia é uma doença hereditária causada pela deficiência de uma proteína plasmática, denominada fator da coagulação, o que provoca os sangramentos. 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias