Helicóptero marciano volta a fazer contato com a Terra após 63 dias de silêncio

Foto: NASA

O mini helicóptero Ingenuity, que voou em Marte após ser levado a bordo do veículo Perseverance, da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA), entrou em contato com a agência após 63 dias de silêncio.

Segundo a reportagem da CNN, o mini-helicóptero Ingenuity, que faz voos para explorar lugares que o Perseverance levaria semanas para chegar, perdeu contato com a equipe de controle da missão em 28 de junho, após fazer seu 52º voo em 26 de abril.

Embora ainda não tenha sido confirmado se o Ingenuity, a primeira aeronave em outro planeta, fez um pouso seguro, foi anunciado que ainda está operando e onde está.

Foi declarado que toda a comunicação entre o Ingenuity e a NASA foi fornecida via Perseverance e foi dito que a comunicação teria sido perdida devido a uma colina entre os dois veículos.

“A área que o veículo terrestre e o helicóptero estão explorando atualmente na Cratera Jezero é um terreno muito acidentado, resultando em desconexões ocasionais”, disse Josh Anderson, líder da equipe de engenhosidade do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. .

Foi registrado que o Ingenuity, com o restabelecimento da comunicação, transmitiu suas últimas mensagens à Terra, incluindo os dados do último voo de 363 metros, que durou 139 segundos em 26 de abril.

Os cientistas estão planejando uma nova missão de voo para o Ingenuity em algumas semanas, depois que seus sistemas estiverem funcionando.

Ingenuity pousou em Marte

O rover Perseverance, construído no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA na Califórnia e movido a combustível de plutônio, pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021, 7 meses após o lançamento em 30 de julho de 2020.

O mini helicóptero Ingenuity de 1,8 kg, que foi enviado com o Perseverance, fez história como “a primeira aeronave a voar em outro planeta” com seu primeiro voo bem-sucedido de 1 minuto em 19 de abril de 2021.

Como a densidade da atmosfera em Marte é cerca de 1% da terrestre, os engenheiros da NASA usaram materiais ultraleves e quatro hélices de 123 centímetros de comprimento para erguer o Ingenuity do solo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias