
Um pouso de um avião turboélice foi acompanhado de perto por um helicóptero numa “perseguição aérea” numa ilha paradisíaca da Califórnia. A imagem foi feita a partir de um helicóptero Airbus H125 Esquilo da Team5 Aerial Systems, uma empresa especializada em filmagens aéreas.
A cena, digna de cinema, não é à toa, já que a empresa tem um reconhecido histórico de trabalhar com grandes produtoras e está baseada em Hollywood, atendendo à indústria cinematográfica com trabalhos na franquia “Velozes e Furiosos”, “Transformers” e “Universo Marvel”.
Desta vez, porém, o trabalho foi para outra empresa aérea, a Surfair, que opera voos regionais de luxo com aeronaves turboélice Pilatus PC-12, a mesma utilizada pela Azul e Amaro Aviation no Brasil. Apesar de não estar claro o motivo, as filmagens apontam ser para uma campanha publicitária da Surfair.
Elas foram captadas durante um pouso na Ilha de Catalina, que fica a alguns quilômetros da costa de Los Angeles, sendo um dos destinos favoritos dos sul-californianos no final de semana, seja de barco, avião ou helicóptero.
A grande dificuldade numa gravação deste nível, que não pode ser realizada pelo drone, além da alta velocidade que tem que ser mantida e a distância de segurança, é enfrentar a turbulência gerada pelo deslocamento de ar do próprio Pilatus que voa à frente, veja a habilidade dos pilotos colocada em prova.
Em outra cena para a Surfair, o Esquilo voa em formação do Pilatus PC-12 e de um Cessna Caravan da companhia: