Histórico: Último Boeing 747 sai da oficina de pintura e a entrega final se aproxima

O dia 9 de janeiro de 2023 será lembrado por representar um dos últimos marcos na grande história do Boeing 747. Segundo várias fontes, o avião Boeing 747-8F de matrícula N863GT deixará a oficina de pintura da Boeing no aeroporto de Portland para retornar à fábrica em Seattle .

Lá, sua operadora Atlas Air iniciará os testes de aceitação, etapa técnica e formal antes do recebimento da aeronave. Embora nenhuma data de entrega para o último 747 tenha sido informada, espera-se que aconteça nas próximas semanas, informa o Aviacionline.

Como o penúltimo Jumbo construído (mas último a ser entregue), o avião deve levar a pintura da Kuehne+Nagel, uma empresa suíça de logística, mas também foi indicado que levará uma homenagem a Joe Sutter, designer-chefe da Boeing e pai do Boeing 747.

Assim, o capítulo final da produção de uma aeronave que mudou para sempre a aviação comercial está chegando. Embora o 747 continue voando por muitos anos, o fim de mais de 50 anos de produção será um momento triste para os amantes de uma das aeronaves mais icônicas – se não a mais icônica – da história.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias