Homem barrado no raio-X alega que a arma carregada em sua mala de mão foi colocada pela esposa

Ilustração de abscent via Deposit Photos (sob licença)

Um homem alegou inocência após ter sido encontrado com uma arma carregada na bagagem de mão no Aeroporto Nacional de Washington-Reagan, em 29 de agosto de 2023. Na ocasião, oficiais da Administração de Segurança de Transporte (TSA) encontraram uma pistola 9mm, com 12 cartuchos, ao realizar uma inspeção na bagagem do viajante.

A TSA informou que, além da arma, havia outro carregador com o mesmo número de balas na bagagem de mão.

A descoberta da arma foi feita por meio da unidade de raios-X, que alertou os oficiais de segurança do aeroporto. Ao ser solicitada uma inspeção mais detalhada, a bagagem do homem foi aberta pela polícia, que confirmou a presença da pistola e dos carregadores.

Diante da situação, o homem alegou que sua esposa havia sido responsável por arrumar sua mala e que ele não tinha conhecimento da presença da arma, reportou uma matéria da Rede CBS.

O resultado do incidente foi uma citação ao viajante por parte da TSA, além de uma possível multa no valor de até US$15.000.

Em entrevista à imprensa, John Busch, Diretor de Segurança Federal da TSA no aeroporto, lamentou o fato de ainda serem encontrados viajantes portando armas carregadas em seus pertences. Ele reforçou a importância de seguir as regras de segurança, que existem há décadas antes da criação da TSA.

Apesar do ocorrido, a TSA afirma que é permitido viajar com armas de fogo na bagagem despachada, desde que sejam cumpridas as exigências de segurança. As armas devem estar descarregadas e embaladas em uma caixa rígida e trancada, e devem ser declaradas no balcão de check-in da companhia aérea.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias