Início Aviação Militar

Homem incendeia Su-34 em base aérea na Rússia e retirara-se calmamente filmando; assista ao vídeo

O caça começando a pegar fogo, em cena do vídeo apresentado abaixo

Um grupo de forças pró-ucranianas teria conseguido entrar furtivamente no campo de aviação de Shagol e incendiar uma aeronave de ataque tático Su-34 da Força Aérea Russa, e ainda com tempo de filmá-la começando a pegar fogo.

Su-34, igual ao envolvido na ocorrência – Imagem: United Aircraft Corporation

A Direção-Geral de Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou o vídeo a seguir em suas redes sociais, revelando o momento em que um indivíduo está ao lado do caça-bombardeiro Su-34 e, utilizando um pavio e possivelmente algum combustível, provoca um incêndio próximo à entrada de ar do motor direito da aeronave:

Na legenda, a Inteligência de Defesa da Ucrânia descreve: “A Direção-Geral de Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia informa: na noite de 4 de janeiro de 2024, um bombardeiro tático Su-34 pegou fogo no campo de aviação russo “Shagol” (Chelyabinsk).”

Conforme noticiado pelo Aviacionline, chama a atenção o fato de o perpetrador demorar enquanto registrava o início do incêndio e deixava o local calmamente. Apesar de o caso ter ocorrido nos arredores da cidade de Chelyabinsk, a mais de 1.700 km da linha de frente, a aparente veracidade do vídeo suscita preocupações sobre a segurança dos aeródromos e bases militares na retaguarda russa.

O caso é particularmente notável devido à provável perda de um dos aviões de combate mais utilizados na guerra na Ucrânia, cuja produção foi aumentada recentemente. A análise inicial sugere que falhas na segurança contribuíram para a destruição da aeronave.

A aeronave danificada pertence ao regimento de aviação da 21ª Divisão Conjunta de Aviação da Força Aérea Russa. Para a Rússia, é um caso mais embaraçoso do que taticamente significativo, desde que este tipo de ações de retaguarda não começam a ocorrer repetidamente.

Leia mais:

Sair da versão mobile