Hospital Che Guevara, no Rio de Janeiro, contará com heliponto e receberá até S-92

Sikorsky S-92 – Imagem: Prefeitura de Maricá

O Aeroporto de Maricá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vai operar o heliponto no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, distante a cerca de 4 quilômetros. A iniciativa visa salvar mais vidas, oferecer maior agilidade no transporte de órgãos e facilitar o socorro à pacientes e acidentados.

O heliponto, que será capaz de operar com a aeronave Sikorsky S-92, considerada a maior em atividade no Brasil, destacará o Che Guevara como o único hospital municipal a dispor de uma estrutura capaz de acomodar helicópteros de grande porte. Os Serviços de Obras de Maricá (Somar) já deram início à construção do heliponto, que ocupará uma área de 1.000 m², com previsão de entrada em operação aproximadamente 60 dias após a conclusão dos trabalhos.

O hospital, administrado pela Prefeitura de Maricá, é reconhecido como referência em saúde e qualidade, e espera-se que essa nova infraestrutura o posicione entre os poucos hospitais municipais do Brasil com capacidade para receber aeronaves de grande porte em seu heliponto.

Essa parceria entre Codemar, Somar e o Hospital Che Guevara busca exclusivamente preservar e salvar vidas, reduzindo o tempo das operações de pousos e decolagens de aeronaves de transporte aeromédico para resgate e salvamento”, afirma a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge, Além disso, a diretora ressalta que a agilidade na captação de órgãos será aprimorada, contribuindo para otimizar o interior do hospital de maneira segura.

Local onde será construído o heliponto – Imagem: Prefeitura de Maricá

A operação do heliponto será realizada inicialmente por regras de voo visual, com projeções para a transição para regras de voo por instrumento em um segundo momento, utilizando GPS para descidas em condições meteorológicas desfavoráveis.

Isaac Nascimento, Superintendente de Operações da Codemar, antecipa que a intenção é transformar o heliponto do Che Guevara no primeiro do Brasil a operar por instrumentos em hospitais, uma vez que os recursos logísticos e infraestruturais do Aeroporto Municipal de Maricá permitirão operações 24 horas.

As obras do platô para a implantação do heliponto estão sendo conduzidas pelo Serviço de Obras de Maricá (Somar) e devem ser concluídas nas próximas semanas. Com a conclusão do local, a próxima etapa envolverá a coordenação com órgãos reguladores, como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para dar início às operações do heliponto no hospital.

Informações da Prefeitura de Maricá

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias