Início Aeroportos

IATA saúda o retorno do México à categoria 1 da FAA de segurança da aviação

Imagem: Boarding2Now, via Depositphotos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que representa mais de 300 empresas aéreas do mundo todo, informa que saúda o reestabelecimento da categoria 1 da classificação de segurança da aviação do México pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), após mais de dois anos durante os quais o país foi designado como categoria 2.

As ações empreendidas de forma colaborativa pela Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes (SICT), pela Agência Federal de Aviação Civil do México (AFAC), pelo Congresso da União e por outros atores-chave do setor aéreo do país levaram à melhoria na segurança, regulamentação e eficiência do sistema de transporte aéreo do México, abrindo caminho para a restauração da classificação da categoria 1.

A Associação ressalta que é essencial que todas as partes interessadas cumpram cada uma das observações feitas durante as auditorias da FAA, a fim de manter a categoria 1, refletindo o compromisso com a segurança operacional e o desenvolvimento sustentável da aviação para o benefício de todos os cidadãos e passageiros no México.

“A conectividade entre o México e os Estados Unidos é uma das mais importantes do mundo e contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico do país. Com o retorno da categoria 1, as companhias aéreas mexicanas deixarão para trás as restrições anteriores, que afetaram consideravelmente a recuperação pós-pandemia e a capacidade de expandir seus serviços no mercado México-EUA”, disse Peter Cerdá, vice-presidente regional da IATA para as Américas.

A IATA destaca que continua empenhada numa cooperação estreita e permanente com as autoridades para facilitar o crescimento da indústria a médio e longo prazo.