Icônico jato Fokker 100 realiza seu último voo comercial na Europa

Foto – Gerard van der Schaaf

A Carpatair, uma companhia aérea romena, aposentou seu último Fokker 100, encerrando assim a era de serviço comercial desse modelo na Europa. A aeronave, registrada como YR-FKB, realizou seu último voo comercial no início de novembro de 2023, na rota entre Gênova e Palermo. Em seguida, foi retirada do serviço comercial e vendida a um comprador anônimo.

Quase um mês após seu último voo comercial, será transferida do Aeroporto Traian Vuia para o Aeroporto Woensdrecht, nos Países Baixos, onde fica a principal sede de manutenção da Fokker, segundo informa o portal parceiro Aviacionline.

Esta última aeronave em operação no continente foi montada na segunda metade de 1991, juntou-se à frota da companhia aérea romena no verão de 2005 e tinha capacidade para 105 passageiros.

O Fokker 100 é uma aeronave bimotora de curto alcance. Sua fabricação começou em 1986, embora seu design remonte a 1983. O fabricante pretendia aproveitar o sucesso do Fokker 28 Fellowship e a ausência de um jato regional no mercado mundial.

No Brasil, a aeronave voou pela TAM, onde ganhou uma péssima fama pelos sequentes acidentes, inclusive do voo 402, que colidiu com casas após decolar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vitimando 99 pessoas e se tornando na época (1996) o segundo pior acidente aéreo do Brasil.

Anos após a aposentadoria pela TAM, a Oceanair (Avianca Brasil) operou o modelo, mas mudou o nome para Mk.28 (seguindo a designação da própria fabricante para o modelo 100 que era F.28 MK 0100).

O modelo gradualmente perdeu terreno para as melhorias no Boeing 737 e a introdução do Airbus A320. Após vários anos de prejuízos, a Fokker declarou falência em 1996. Esse evento selou o destino do Fokker 100, que deixou de ser produzido.

A penúltima aeronave desse tipo foi transferida para Woensdrecht na semana passada. Para substituir os Fokker 100, a Carpatair adquiriu dois Airbus A319ceo. A companhia aérea era a última na Europa a operar voos comerciais com o Fokker 100.

No entanto, ainda existem duas aeronaves desse tipo na frota do governo eslovaco, que se tornou o único operador do modelo no continente europeu.

No total, restam 59 unidades em serviço comercial em todo o mundo: a Air Niugini, da Papua-Nova Guiné, possui 4; já a Alliance Airlines opera 20, a Network Aviation 16, a Skippers Airlines 2 e a Virgin Australia Regional 8, todas na Austrália. No Irã, o modelo é popular, operando para a Iran Air (2), Iran Aseman Airlines (4), Karun Airlines (3) e Qeshm Airlines (2). A lista é encerrada pela Skyward Express do Quênia, com 1 unidade.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias