Imagens no aeroporto de Antakya mostram momento de novo terremoto na Turquia nesta tarde

Cena do vídeo apresentado abaixo

Depois da destruição causada pelos fortes tremores há duas semanas, que mobilizou ajuda do mundo todo para a região, a Turquia e a Síria voltaram a ser sacudidas nessa tarde de segunda-feira, 20 de fevereiro (20h04 do horário local, ou 14h04 do horário de Brasília).

Um vídeo feito no Aeroporto Hatay, da cidade turca Antakya, mostra o momento em que alguns passageiros corriam desesperados e outros mantinham-se abaixados, temendo pelo que poderia acontecer enquanto a terra voltava a tremer hoje:

A Agência Turca de Desastres e Emergências (Afad) afirmou que o tremor se deu às 20h04 no sul do país e teve magnitude 6,4. Três pessoas foram confirmadas como mortas. O ministro do Interior, Suleyman Soylu, também afirmou que 213 foram feridos em Hatay.

Os falecidos pelo tremor desta segunda-feira foram encontrados em Antakya, Defne e Samandagi, explicou Soylu, pedindo às pessoas que não entrem em edifícios possivelmente inseguros. Testemunhas contaram à Reuters que houve mais danos em edifícios em Antakya, enquanto o prefeito de Hatay disse que algumas pessoas estão presas sob os destroços.

As autoridades turcas registraram mais de 6.000 tremores secundários desde o terremoto de 6 de fevereiro, mas a equipe da BBC na região disse que o tremor de hoje foi muito mais forte do que os anteriores. Foi sentido também na Síria, Egito e Líbano.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias