Incidente com Airbus A320neo na decolagem no Aeroporto de Congonhas foi filmado; assista ao momento

O A320neo decolando, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Uma transmissão ao vivo sendo feita no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, captou o momento em que ocorreu um incidente de colisão com ave, o chamado “bird strike”, durante a decolagem de um Airbus A320neo.

A gravação da ocorrência, feita pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, pode ser assistida no player a seguir, incluindo replay em detalhe e câmera lenta, e informações adicionais são disponibilizadas abaixo do vídeo.

Como visto nas cenas acima, o incidente ocorreu às 13h00 da última segunda-feira, 4 de setembro, quando o A320neo decolava para o voo 3914 da LATAM. Trata-se de um serviço cujo destino é o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e a aeronave utilizada para o voo naquele dia foi a registrada sob a matrícula PR-XBN.

Logo após a decolagem, foi possível ouvir o piloto comunicando a colisão à controladora de tráfego aéreo. Depois, a gravação também mostrou um veículo de serviço do aeroporto efetuando o trabalho de limpeza da pista e, por fim, há o replay em detalhe e câmera lenta, permitindo ver que a colisão foi na lateral esquerda do nariz do avião.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o A320neo prosseguiu até o destino sem intercorrências, e depois também continuou sua programação de voos ao longo do dia, o que indica que não houve danos decorrentes do impacto.

O AEROIN entrou em contato com a LATAM e a companhia informou o seguinte sobre a ocorrência:

A LATAM Brasil informa que liberou para outras operações a aeronave Airbus A320 (matrícula PR-XBN) envolvida em um incidente com pássaro durante a decolagem do voo LA3914 (São Paulo/Congonhas-Santos Dumont) na segunda-feira (4/9). A liberação aconteceu após inspeção da sua equipe de manutenção no aeroporto Santos Dumont.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias