Incluindo o Embraer KC-390, novo kit faz, em 1h, aviões militares virarem bombeiros

Avião Embraer C-390 Millennium
Embraer KC-390 – Imagem: Steve Lynes / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O Grupo AKKA, da Bélgica, anuncia a assinatura de uma Carta de Intenções (LOI) com a alemã PFW Aerospace GmbH, líder global em aviação, e com a austríaca Rosenbauer Internacional AG, fabricante líder mundial de sistemas de combate a incêndio e proteção contra desastres, entrando em parceria estratégica com o intuito de comercializar kits de combate a incêndio de instalação rápida compatíveis com diversos aviões cargueiros militares.

Conforme anunciado em junho de 2021, a divisão aeronáutica da AKKA na França desenvolveu uma solução sustentável e econômica que permite que aeronaves de transporte militar com porta traseira de carga sejam temporariamente reaproveitadas como bombeiros quando necessário, aumentando assim sua taxa de utilização e a capacidade de combate a incêndios aéreos a um custo mínimo.

Este kit de solução “Plug & Play” pode ser instalado, dentro de uma hora e sem qualquer modificação estrutural, em vários tipos de aeronaves, como o A400M, o C-130 Hercules, o CASA C-295, o CASA CN-235, o C-27J Spartan ou o Embraer KC-390, entre outros, conferindo uma função adicional de combate a incêndios a essas aeronaves tradicionalmente militares.

O kit consiste em dois tanques de água de 10 toneladas para serem instalados na aeronave. Transportável por qualquer veículo do aeroporto, a instalação é feita com auxílio de guinchos. Uma vez que os tanques estão instalados no avião, leva cerca de 10 minutos para enchê-los.

Nesta parceria, a AKKA permanecerá a única detentora da patente da solução, encarregada de novos desenvolvimentos e atualizações. A PFW Aerospace GmbH se encarregará da fabricação dos kits, enquanto a Rosenbauer se encarregará da comercialização dos kits.

Jean-Franck Ricci, Diretor Executivo do Grupo AKKA responsável pelo desenvolvimento de negócios e vendas, comentou:

Estamos extremamente satisfeitos por assinar esta Carta de Intenções e continuar esta jornada ao lado de dois participantes globais, como PFW Aerospace e Rosenbauer, nas áreas de aviação e combate a incêndios.

Incêndios florestais em todo o mundo são uma preocupação clara, representando uma ameaça para vidas humanas, danos significativos à biodiversidade e a todo o ecossistema. Isso ressalta a importância ambiental e a relevância econômica de nossa solução, que permite aos Estados fornecer suporte aos bombeiros sem ter que construir ou comprar novas aeronaves”.

Stefan Zimmermann, CEO da PFW Aerospace, acrescentou:

“Estamos muito satisfeitos por fazer parte desta abordagem de equipe trilateral, juntamente com AKKA e Rosenbauer, para fornecer uma solução inovadora para um combate aéreo eficaz a incêndios.

“Com nossa experiência na fabricação de milhares de tanques de combustível incorporáveis à fuselagem, estamos confiantes em oferecer a experiência necessária para produzir o kit de tanque de água conversível no futuro.”

Informações da AKKA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Veja como a NASA modificou o centro móvel de controle de...

0
O caminhão a diesel fortemente modificado é construído para ir a qualquer lugar, com um gerador de energia e capacidade de dados de satélite.