Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Ao longo da manhã da quarta-feira, 10 de março, acompanhamos um incidente no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no qual um vazamento de óleo de um veículo de serviços de manutenção levou ao fechamento da pista durante várias horas.
O problema ocorreu com a pista principal, de cabeceiras 02R/20L, levando ao cancelamento de diversos voos, pois a pista auxiliar 02L/20R, que continuou em operação, é menor tanto em comprimento quanto em largura, limitando o tipo de aeronave que pode utilizá-la.
Impraticável devido ao óleo presente, a pista permaneceu fechada durante a maior parte de manhã até que a Infraero, administradora do aeródromo, concluísse os trabalhos de limpeza para o retorno das condições seguras de pousos e decolagens.
Por fim, a empresa estatal emitiu um comunicado passando algumas informações após a normalização da situação. Veja a seguir, na íntegra.
“A pista principal do Aeroporto Santos Dumont foi reaberta para pousos e decolagens às 11h09 da quarta-feira (10/3), após realização de serviços de limpeza, descontaminação e medições de atrito.
Desde as 6h, a pista principal ficou interditada devido a um vazamento de óleo durante procedimentos de manutenção na madrugada. De acordo com as medições realizadas, a pista está em condições operacionais atendendo aos requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No total, 22 voos foram cancelados no período de interdição e outros três alternados para o Aeroporto do Galeão.
A pista auxiliar permaneceu disponível para as operações que nela são permitidas durante todo o período, tendo sido utilizada por voos comerciais e aviação geral.”