Início Indústria Aeronáutica

Iniciada a certificação da “aeronave de grande porte mais eficiente do mundo”

Concepção gráfica – Imagem: Divulgação / Hybrid Air Vehicles

A Hybrid Air Vehicles (HAV) anunciou nesta semana que iniciou formalmente, com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK), o processo de certificação de tipo para o Airlander 10, projetado para ser a aeronave de grande porte mais eficiente do mundo.

Segundo descreve a fabricante, o Airlander 10 é o primeiro modelo de uma nova categoria de aeronaves eficientes, projetadas para possibilitar novos serviços aéreos com emissões ultrabaixas em todo o mundo.

A Certificação de Tipo é um processo rigoroso que garante um projeto de aeronave seguro. Este processo está agora em curso, ultrapassando um marco significativo rumo à comercialização de uma frota de aeronaves Airlander 10 nas funções de mobilidade, logística e turismo e lazer.

Os desenvolvimentos planejados pela HAV incluem posteriormente a introdução de motores elétricos, levando a uma versão de emissão zero da aeronave até 2030.

Segundo a fabricante, esta deverá ser a primeira aprovação para uma grande aeronave desenvolvida no Reino Unido desde 1979. O trabalho está planejado para ser realizado simultaneamente com a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para permitir entregas globais.

Após esta solicitação oficial de certificação, a CAA-UK e a HAV chegarão a um acordo sobre um plano para o processo de Certificação de Tipo, que identificará como a fabricante provará que o Airlander 10 atende aos requisitos estabelecidos na base de certificação, uma etapa conhecida como meio de conformidade.

Com o envolvimento da agência reguladora, a Hybrid Air Vehicles desenvolverá extensa documentação e conduzirá uma série de testes planejados. Tal como acontece com os processos de Certificação de Tipo, a certificação utilizará uma série de testes de análise, simulação, laboratório, solo e voo.

O pedido de Certificação de Tipo é o marco que inicia formalmente o caminho para a entrega de pedidos atuais reservados para o Airlander 10, avaliados em £ 1 bilhão, com taxa de até 24 aeronaves por ano em uma nova linha de produção localizada em South Yorkshire, na Inglaterra.

As reservas iniciais incluem 20 aeronaves para serviços regionais de mobilidade de passageiros para a companhia aérea espanhola Air Nostrum Group, cliente lançador, e aeronaves destinadas ao uso no setor de turismo e viagens. No início de fevereiro de 2024, a Grands Espaces, uma empresa líder em turismo, reservou uma aeronave Airlander 10 para experiências de exploração únicas e sustentáveis.

Informações da HAV

Sair da versão mobile