Iniciada a Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares no ICEA, em SJC

Imagem: DECEA

Na última segunda-feira (31), iniciou-se a Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) promovida pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O treinamento, que está sendo realizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), segue até a próxima sexta-feira, 04 agosto.

Participam do exercício os Centros de Operações Militares (COpM) dos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) com os seus Esquadrões e o 2º/6º GAv (Esquadrão Guardião).

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, acompanhado pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, sendo recebido pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plinio da Silva Becker. Esteve também presente ao evento o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

Imagem: DECEA

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Barbacovi destacou a importância da RACOAM. “É um privilégio como Diretor-Geral do DECEA estar à frente deste exercício. Um dos objetivos é treinar para estarmos sempre prontos para empregar os meios necessários. Vamos mostrar como somos capazes e eficazes na atividade de vigilância do espaço aéreo brasileiro”, pontuou o Oficial-General.

Ao ressaltar a relevância do exercício para a defesa aérea, o Tenente-Brigadeiro Medeiros parabenizou os militares pela atividade e desejou sucesso no evento.

A reunião tem como objetivo buscar o contínuo aprimoramento e a capacitação dos operadores dos Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM), além de avaliar o desempenho dos Órgãos, o conhecimento e o correto emprego de técnicas e táticas no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro.

Durante a programação, os militares participarão de exercícios operacionais, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de um simpósio de doutrina operacional, de capacidades militares do radar LP23NG e Link BR2.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias