Polônia fica em alerta máximo após helicópteros da Bielorrússia violarem seu espaço aéreo

O Ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Błaszczak, ordenou o aumento de tropas e equipamentos na fronteira com a Bielorrússia após a violação de seu espaço aéreo por dois helicópteros militares bielorrussos. O incidente foi confirmado pela investigação do Ministério da Defesa que disse ter informado a OTAN sobre o ocorrido, relatou a Reuters.

As autoridades polonesas informam que dois helicópteros Mi-17 ‘Hip’ e um Mi-24/25 ‘Hind’, carregando marcas bielorrussas, voaram para o espaço aéreo do país perto de Białowieża em 1º de agosto. Não foram detectados os voos nos sistemas de radar devido à altitude baixa dos helicópteros.

O Ministério da Defesa da Bielorrússia foi citado em um relatório da agência de notícias Belta negando qualquer violação. Sugeriu que as autoridades polonesas estariam usando as acusações para justificar o acúmulo de recursos militar perto da fronteira. Autoridades polonesas alertaram para o risco de provocações futuras por ambos os regimes, Rússia e Bielorrússia, devido ao aumento da atividade conjunta desses Estados.

O conflito na Ucrânia também foi citado como motivo para o alerta contínuo e a preocupação crescente com a presença de um grupo mercenário Wagner, hospedado na Bielorrússia. Os poloneses veem estas provocações como a confirmação de um maior perigo enfrentado pela Europa do Leste.

Reforçaram também que esses incidentes devem ser tratados com responsabilidade e ser claramente explicados. Devido ao temor de uma escalada de violência no continente, o governo polonês está concentrado na segurança interna e na mobilização das forças.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...