Inovador sistema de realidade virtual para treinamento de pilotos é apresentado pelo Grupo Lufthansa e a Airbus

Imagem: Divulgação

O Grupo Lufthansa e a Airbus informam que estão apresentando uma inovadora opção de treinamento digital para pilotos, na Cúpula Digital (Digital Summit) do Governo Federal, em Jena, na Alemanha, nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de novembro.

Com a ajuda de óculos de realidade virtual (VR) e um laptop, o chamado “Virtual Procedure Trainer” oferece uma visão autêntica da cabine de uma aeronave em 3D. Dessa forma, os procedimentos operacionais padrão, até agora praticados em um simulador, podem ser treinados de forma eficaz e mais sustentável.

O recurso realista também ajuda no preparo para as fases posteriores do programa de treinamento. O conteúdo do treinamento pode ser repetido tantas vezes quanto as necessidades individuais dos pilotos exigirem.

Matthias Spohr, CEO da Lufthansa Aviation Training, disse:

“O Digital Summit do Governo Federal é a oportunidade perfeita para apresentar estas novas opções de formação para pilotos. Como parceiro de lançamento do cockpit virtual e juntamente com a Airbus, damos vida ao progresso digital. Desta forma, a Lufthansa Aviation Training está estabelecendo novos padrões para conceitos de formação em termos de qualidade e inovação.”

Imagem: Divulgação

Fabrice Hamel, vice-presidente de operações e treinamento de voo da Airbus, disse:

“Olhamos para trás com satisfação pela nossa cooperação com a Lufthansa Aviation Training e estamos muito felizes com o feedback positivo que estamos recebendo. O Virtual Procedure Trainer transmite conteúdos de treinamento complexos de forma vívida e pode ser utilizado sem quaisquer restrições em termos de tempo e local. Desta forma, proporciona um apoio ótimo aos pilotos na preparação e expansão dos seus conteúdos de formação, tornando-se assim uma ferramenta indispensável para aumentar a competência e a segurança no tráfego aéreo.”

Com os óculos VR é possível simular o cockpit da família A320, um dos aviões de passageiros mais populares para curto e médio alcance. No futuro, o software será capaz de renderizar outros tipos de aeronaves, como as aeronaves de longo alcance A330 e A350.

Dependendo do desenvolvimento do hardware, espera-se que o sistema possa ser usado de forma flexível em diferentes locais. O software pode ser utilizado com equipamentos VR e como complementação também por meio de um aplicativo para iPad.

As duas primeiras configurações de VR foram instaladas com sucesso em Frankfurt e Viena. Como parte de uma fase de testes que examina a aceitação do utilizador e o potencial de software e hardware, está sendo investigado até que ponto a solução VR pode ser integrada no ambiente de formação do Grupo Lufthansa da melhor forma possível.

A Lufthansa Aviation Training, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa e a Airbus colaboram estreitamente no desenvolvimento do software. O objetivo é uma integração no curso de qualificação de tipo para todos os pilotos dos tipos de aeronaves apoiadas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias