Investidor que tem ações da Azul e Latam concorre com a Lufthansa pela compra da ITA

Divulgação – ITA

O prazo para apresentação de ofertas vinculativas para a nova empresa aérea de bandeira italiana, a ITA Airways, se encerrou na segunda-feira. Ontem (24), o governo da Itália informou que há dois finalistas: MSC e Lufthansa de um lado e Certares/Delta Airlines/Air France-KLM do outro.

De acordo com o Corriere Della Sera, o grupo MSC/Lufthansa fez uma oferta pela ITA por € 1,0 bilhão, onde a MSC teria 60% do capital, a Lufthansa 20%. O restante ficaria nas mãos do governo italiano e de outros investidores. A oferta inclui uma estratégia de médio e longo prazo que prevê que a ITA Airways seja totalmente integrada ao Grupo Lufthansa para que tenha sinergias.

Por outro lado, há a oferta da Certares, empresa de investimentos norte-americana já conhecida por suas participações na Azul e Latam, que teria feito uma oferta de € 850 milhões, divididos entre as empresas Delta e Air France-KLM, e entre outros investidores. Como observa o Corriere Della Sera, a oferta da Certares por enquanto parece mais um investimento financeiro do que estratégico. 

Por fim, outros interessados, como o grupo Indigo, acabaram não colocando ofertas. As propostas agora serão analisadas pelo governo italiano e poderão estar sujeitas a alterações. O objetivo é selecionar o vencedor até 24 de junho.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias