Oito em cada dez voos que passam pelo aeroporto de Vitória (ES) pousam ou decolam em um tempo inferior a 15 minutos do horário programado pelas companhias aéreas. Esse desempenho coloca o Vitoria Airport na liderança da lista de pontualidades entre os 20 maiores aeroportos do país, independentemente da categoria.
O índice de 81,69% rendeu ao aeroporto, administrado pela Zurich Airport Brasil, o título de mais pontual do Brasil no principal prêmio do setor no país, o “Aviação + Brasil 2023”, promovido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).
O levantamento, feito a partir dos dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), leva em conta a pontualidade dos voos durante o ano de 2022, quando passaram pelo aeroporto de Vitória 2,8 milhões de passageiros.
“O Aeroporto de Vitória investiu na modernização e manutenção de sua infraestrutura para garantir um ambiente operacional eficiente. Destaque para uma ótima infraestrutura das pistas, instalações de embarque e desembarque, sistemas de bagagem, entre outros aspectos cruciais para o bom funcionamento dos voos, além de sistemas e procedimentos de padrão internacional”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Entre as iniciativas desenvolvidas no aeroporto pela concessionária, está um sistema de monitoramento e análise de desempenho que acompanha de perto os horários dos voos e identifica as áreas de melhoria. Com base nesses dados, são adotadas medidas corretivas e estratégias para otimizar ainda mais a pontualidade dos voos.
Além disso, as equipes passam por treinamentos e capacitações contínuas para aprimorar suas habilidades e conhecimentos relacionados à gestão de voos e atendimento aos passageiros e assim utilizar uma abordagem proativa para resolver possíveis problemas que possam causar atrasos.
“A pontualidade reflete diretamente na satisfação dos passageiros e por isso contribui para que as companhias aéreas criem uma base de passageiros fiéis e satisfeitos, que confiam na qualidade do serviço prestado. Outro benefício para as companhias é a redução de custos operacionais, uma vez que voos pontuais significam menor consumo de combustível e desgaste das aeronaves”, complementa Gesse. Além disso, o tempo de solo pode ser otimizado, aumentando a eficiência e permitindo que as aeronaves cumpram mais voos em um determinado período.
A obtenção deste prêmio é reflexo da integração e colaboração de diferentes elos no aeroporto, além da administração aeroportuária, a navegação aérea e as próprias companhias aéreas.
Na mesma pesquisa, divulgada recentemente, o terminal da capital capixaba obteve a segunda maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria, com a nota 4,67, em uma escala que vai de 1 a 5, tornando-se o segundo melhor aeroporto do Brasil, atrás apenas de Florianópolis, também administrado pela Zurich Airport Brasil. Um dos destaques entre os 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, avaliados pelos entrevistados, foi a inspeção de segurança, que recebeu nota 4,63, o que reforça a importância da eficiência operacional para a pontualidade.
Além da pontualidade nos voos, o aeroporto de Vitória também obteve notas expressivas em itens relacionados ao bem-estar dos passageiros. O conforto da sala de embarque recebeu nota 4,5 e a limpeza do terminal obteve nota 4,77, na escala que vai de 1 a 5.
Informações da Zurich Airports