Irã vai levar um ano para fazer a manutenção de um Airbus A330 da Aeroflot

Airbus A330 da Aeroflot

Em abril passado, a companhia aérea nacional russa Aeroflot enviou um dos seus aviões Airbus A330 para manutenção no Irã, conforme noticiou o AEROIN na época. No entanto, a surpresa está no fato de que a aeronave da Aeroflot deve permanecer em solo em Teerã pelo dobro do tempo originalmente planejado.

Inicialmente, a empresa Haeco, de Hong Kong, deveria realizar a manutenção. Contudo, em razão das sanções ocidentais decorrentes da guerra russa contra a Ucrânia, a Aeroflot teve que encontrar uma alternativa. Assim, em 5 de abril de 2023, a companhia russa, majoritariamente estatal, enviou o Airbus A330-300 registrado sob a matrícula RA-73700 para Teerã.

Lá, a aeronave, que tem 11,5 anos de idade, passará por manutenção realizada por especialistas da companhia aérea iraniana Mahan Air. No entanto, essa manutenção provavelmente levará mais tempo do que inicialmente esperado.

De acordo com o aeroTELEGRAPH, a Aeroflot agora espera que o Airbus A330 com a matrícula RA-73700 retorne apenas em março de 2024. A data original era setembro de 2023. Assim, o A330 passará quase um ano no Irã, em vez dos seis meses planejados.

Durante esse período, além da manutenção abrangente, também serão realizados trabalhos adicionais no trem de pouso e em outras áreas da aeronave. A Aeroflot anunciou que a manutenção do A330 com a matrícula RA-73700 também servirá como um teste.

Se a companhia aérea estiver satisfeita após o retorno da aeronave, ela planeja enviar mais dos seus doze Airbus A330 para manutenção no Irã. Tudo isso agora provavelmente levará mais tempo do que o planejado inicialmente.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias