Irritado com sobrevoos, Kim Jong-un ameaça derrubar aviões dos Estados Unidos

Foto: USAF e Kremlin

A Coreia do Norte, liderada pelo ditador Kim Jong-un, ameaça derrubar aviões militares dos Estados Unidos, desafiando as manobras norte-americanas recentes. Autoridades norte-coreanas têm demonstrado irritação com aeronaves de reconhecimento dos EUA, que teriam entrado ultimamente em seu espaço aéreo, o que eles consideram um ato de provocação e espionagem.

Um porta-voz militar norte-coreano disse que não está descartada a possibilidade de um “incidente chocante”, onde uma aeronave estratégica dos EUA seja abatida do céu, relata a imprensa internacional.

Por outro lado, militares sul-coreanos, negam que qualquer avião tenha inclusive violado o espaço aéreo de Pyongyang e afirmam que as aeronaves dos EUA realizam voos de reconhecimento ao longo da península coreana como parte de seu serviço rotineiro.

Além do perigo especulado de ataque antiaéreo, a Coreia do Norte também relata que um submarino nuclear dos EUA entrou nas águas ao redor da península. A chegada ao porto sul-coreano de Busan teria sido no mês passado, o que, de acordo com Pyongyang, aproxima um possível conflito armado nuclear.

O temor da Coreia do Norte é reforçado pelo fato de que os EUA e a Coreia do Sul serem aliados, realizando exercícios militares rotineiramente na região. Washington acusa Pyongyang de fornecer armas à Rússia e teme que ela aumente esse fluxo em troca de ajuda alimentar. No momento, os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão em lados opostos em vários assuntos internacionais, principalmente na guerra da Ucrânia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias