Início Aviação Militar

Itália oferece ao Brasil aviões ATR de patrulha marítima usados

Divulgação – Leonardo

O governo da Itália estaria oferecendo aviões ATR 42 que serviam à sua Receita Federal em missões de patrulha no Mediterrâneo. As aeronaves da Guardia di Finanza, que é equivalente à Receita Federal e Polícia Federal do Brasil, fazendo controle de fronteira, alfandegário e autocontratando, são do modelo ATR 42 MPA, que é o avião regional de passageiros na função de Patrulha Marítima.

A informação foi revelada pelo jornalista Roberto Caiafa, detalhando que foram oferecidas 3 aeronaves com 9.000 horas de voo em média, construídas em 1996, 1997 e 2003. Elas são equipadas com câmeras FLIR para identificação de alvos, além de avançados radares e sensores, permitindo localizar embarcações em alto mar e também fazer missões de busca e salvamento.

Hoje, a Guardia di Finanza opera a versão mais nova do modelo, que é o ATR 72 MPA, versão estendida do ATR 42, mas com as mesmas funções.

No Brasil, para estas funções são utilizadas as aeronaves Embraer E111 Bandeirulha, Lockheed P-3AM Orion e CASA C295M, mas nenhuma com a capacidade conjunta que o ATR 42 MPA tem, destacando que ele não tem função anti-submarino igual o P-3.

Sair da versão mobile