Item sem dono a bordo de avião ATR 72 provoca medo de segurança, pouso de emergência e ação policial

Imagem: Divulgação / ATR Aircraft

Uma aeronave da irlandesa Aer Lingus, do modelo ATR 72-600 foi desviada de volta para o Aeroporto de Birmingham depois de ter sido encontrado um “artigo não declarado” a bordo do avião enquanto voava para o aeroporto de Belfast, na Irlanda do Norte.

O ATR 72-600, operado pela Emerald Airlines, efetuou uma aterrissagem de emergência e o Aeroporto de Birmingham suspendeu todos os voos por algumas horas. Quatro veículos blindados e oficiais especialistas foram vistos dirigindo-se para a aeronave isolada para inspeção.

Um feed ao vivo do incidente foi transmitido no YouTube, mostrando dezenas de passageiros saindo do avião.

Depois de a polícia ter terminado a inspeção da aeronave e do “artigo não declarado”, o risco foi removido e o aeroporto retomou às operações. A Polícia de West Midlands confirmou que o incidente estava encerrado após constatação de que não havia nada perigoso a bordo do volume “sem dono”.

“Todos os passageiros e tripulantes foram evacuados em segurança e oficiais especialistas, incluindo a unidade de cães, revistaram o avião”, acrescentou a Polícia de West Midlands.

O aeroporto de Birmingham reabriu às 18h locais, tendo muitos dos voos da noite sido posteriormente adiados e alguns até anulados.

“Podemos confirmar que um item não declarado descoberto no voo regional Aer Lingus EI-3647, operado pela Emerald Airlines, de Birmingham a Belfast, hoje, não era um risco de segurança. Nossas equipes estão atualmente trabalhando para acomodar passageiros afetados”, disse um porta-voz de Aer Lingus.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias