Jatinho fica completamente destruído após cair estranhamente durante voo de teste nos EUA

Local da queda

Um jatinho acabou descendo de maneira muito rápida e colidiu contra o solo no estado americano do Colorado durante um voo de teste. O acidente aconteceu na cidade de Westwater com um jato executivo Hawker 900XP que tinha acabado de decolar do aeroporto de Grand Junction para Tacoma, cidade que fica ao sul da metrópole de Seattle, em Washington.

Ainda em solo, ele informou na frequência de comunicação que tinha acabado de sair da manutenção e precisaria de fazer alguns testes. Após a decolagem, chamou o Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Denver solicitando uma área com menos tráfego para fazer algumas manobras de teste.

A aeronave envolvida na queda – Foto: Kull Jet

Durante esta primeira manobra o jato de matrícula N900VA fez uma curva para direita e começou uma descida que foi ficando cada vez mais rápida, atingindo a razão de descida de 13 mil pés por minuto (4km por minuto). Em média os jatos descem à 3 mil pés/min em condições normais para uma descida mais rápida.

Como o jato estava no nível de voo 200, ou seja a 20 mil pés de altitude, ele demoraria 90 segundos para atingir o solo, o que acabou durando menos considerando que o Colorado fica numa região entre montanhas e planícies, de altitudes mais elevadas.

O áudio da conversa entre o controlador de voo e os 2 pilotos dos jatos, que eram os únicos ocupantes, está disponível abaixo em inglês mas em nenhum momento houve uma comunicação de problemas à bordo.

A polícia local isolou a área e declarou que os 2 pilotos faleceram no local. Uma investigação será aberta pelo NTSB que já foi acionado e se deslocou para o local da queda.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto de Londrina inaugura voos diretos para Maceió e Porto Seguro...

0
O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, está expandindo suas conexões aéreas para o Nordeste do Brasil durante a alta temporada