Um jatinho acabou descendo de maneira muito rápida e colidiu contra o solo no estado americano do Colorado durante um voo de teste. O acidente aconteceu na cidade de Westwater com um jato executivo Hawker 900XP que tinha acabado de decolar do aeroporto de Grand Junction para Tacoma, cidade que fica ao sul da metrópole de Seattle, em Washington.
Ainda em solo, ele informou na frequência de comunicação que tinha acabado de sair da manutenção e precisaria de fazer alguns testes. Após a decolagem, chamou o Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Denver solicitando uma área com menos tráfego para fazer algumas manobras de teste.
Durante esta primeira manobra o jato de matrícula N900VA fez uma curva para direita e começou uma descida que foi ficando cada vez mais rápida, atingindo a razão de descida de 13 mil pés por minuto (4km por minuto). Em média os jatos descem à 3 mil pés/min em condições normais para uma descida mais rápida.
Como o jato estava no nível de voo 200, ou seja a 20 mil pés de altitude, ele demoraria 90 segundos para atingir o solo, o que acabou durando menos considerando que o Colorado fica numa região entre montanhas e planícies, de altitudes mais elevadas.
O áudio da conversa entre o controlador de voo e os 2 pilotos dos jatos, que eram os únicos ocupantes, está disponível abaixo em inglês mas em nenhum momento houve uma comunicação de problemas à bordo.
ATC audio via @liveatc Grand Junction, Colorado yesterday where a Hawker business N900VA departed for Tacoma, WA. They advised KGJT Ground that they need to do some air work as they were just coming out of maintenance. They asked DENVER CENTER for some maneuvering airspace. ADS-B… pic.twitter.com/2L7ovQf3FH
— Thenewarea51 (@thenewarea51) February 8, 2024
A polícia local isolou a área e declarou que os 2 pilotos faleceram no local. Uma investigação será aberta pelo NTSB que já foi acionado e se deslocou para o local da queda.
🚨 Fatal Crash with 2 crew onboard N900VA Hawker 900XP Valco Intstruments of Houston – departed Grand Junction – climbed to FL20 – then plummeted to ground .. no mayday – crashed Grand County Utah(boarders with CO) 11:40 local Feb 7 2024 pic.twitter.com/HZJmrKk6b9
— Marcos Oliveira 📸🗞️ (@AeroMarcos320) February 8, 2024
#Entérate Un Hawker 900XP con matrícula N900VA que despegó del Aeropuerto Grand Junction, #Colorado, se estrelló momentos después de alcanzar los 20,000 pies. De acuerdo a reportes la aeronave alcanzó a descender con un régimen de 13,000 pies por minuto. Ambos pilotos perdieron… pic.twitter.com/A9okOyg5iW
— EnElAire (@Enel_Aire) February 8, 2024