Jato chinês ARJ21 entra no mercado de cargas após COMAC entregar as duas primeiras conversões

Foto: COMAC

A COMAC entregou os dois primeiros ARJ21 convertidos em cargueiros para a Hangzhou Yuantong Cargo Aviation e a Zhongyuan Longhao Aviation. Espera-se que as novas aeronaves sejam introduzidas no mercado comercial no curto prazo, segundo informa o Aviacionline.

Em cerimônia realizada no aeroporto de Guangzhou na segunda-feira, dia 30, uma aeronave foi entregue a cada companhia aérea. A cerimônia de entrega contou com a presença de He Dongfeng, secretário do comitê do partido e presidente da COMAC, que esteve acompanhado por executivos da fabricante chinesa, representantes do governo de Guangzhou, diretores do Grupo de Gestão Aeroportuária da Província de Guangdong, entre outros.

He Dongfeng entregou as chaves simbólicas da aeronave ao Henan Aviation Investment Group e ao Yuantong Jiaolong Group. No mesmo evento, foram emitidos certificados de venda de aeronaves, bem como certificados de aeronavegabilidade.

O ARJ21 pode transportar uma carga comercial máxima projetada de 10 toneladas e tem um alcance de 2.778 quilômetros, tornando-o ideal para operar em rotas domésticas e regionais de curta distância. A cabine de carga principal está equipada com um sistema que permite acomodar diferentes esquemas de carga através de uma grande escotilha totalmente elétrica.

O projeto de conversão do cargueiro ARJ21 foi lançado formalmente em maio de 2020 e, após uma série de processos como projeto preliminar, projeto detalhado e implementação de modificações, foi aprovada pela Administração de Aviação Civil da China sua aeronavegabilidade em janeiro de 2023, marcando a primeira prática bem-sucedida de conversão de passageiros em carga para aeronaves comerciais na China.

A Guangzhou Aircraft Maintenance & Engineering Co Ltd (GAMECO), como unidade de implementação de modificação do projeto, colaborou estreitamente com a COMAC durante este período, concluindo a grande abertura da fuselagem da aeronave, reforço estrutural, instalação da porta principal de carga, modificação do sistema e outras obras. 

Além disso, colaborou com a COMAC para concluir uma série de testes de solo a bordo, voos de teste e outras tarefas de validação, que apoiaram fortemente a aprovação de aeronavegabilidade e entrega da aeronave ARJ21 de passageiros para carga.

Hangzhou Yuantong Cargo Aviation Co., Ltd. é a única transportadora totalmente de carga na província de Zhejiang e é a empresa de carga chinesa com a maior cobertura de rotas internacionais. Atualmente, possui 12 aeronaves exclusivamente cargueiras e já abriu mais de 140 rotas nacionais e internacionais.

A Zhongyuan Longhao Aviation é uma companhia aérea de carga subordinada ao Henan Aviation Investment Group e a única com sede na província de Henan. Atualmente, possui 13 aeronaves de carga e abriu mais de 80 rotas nacionais e internacionais, construindo inicialmente uma rede de rotas com Zhengzhou como hub.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias