Início Variedades

Jato de Donald Trump foi visto ao lado de avião presidencial russo no aeroporto de Washington

Reprodução do Youtube – Canal penguinsix

Em meio à turbulência geopolítica e à polêmica das eleições presidenciais americanas, o youtuber Andrew Leyden, capturou uma imagem de um encontro curioso no Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington. Durante uma visita ao local, ele avistou a aeronave Boeing 757-200, de propriedade de Donald Trump, estacionado próxima a um jato quadrimotor Ilyushin Il-96, pertencente à Rússia.

A conexão entre os dois aviões desencadeou teorias de conspiração nas redes sociais, embora o motivo de terem parado tão próximas tenha sido meramente operacional para fins de gestão do espaço de pátio do aeroporto e segurança dos agentes envolvidos. Até porque, ao lado dos dois aviões, havia um C-17 da Força Aérea Americana.

Sob o contexto da guerra na Ucrânia e da intensa disputa presidencial nos Estados Unidos, o encontro fortuito dessas duas aeronaves vinculadas ao Kremlin e ao candidato republicano à presidência é rocambolesco.

O Ilyushin estava a serviço da embaixada russa, situada a cerca de 45 minutos de carro a leste do Aeroporto Dulles, em Washington D.C. Voos desta aeronave aos EUA acontecem com recorrência, sobretudo devido à presença da sede da ONU em Nova York e de outros organismos internacionais nos EUA.

Ainda assim, isso não impediu que surgissem teorias de conspiração e conjecturas em busca de um significado mais profundo nesse acontecimento.

Dado o clima cultural atual, não será surpresa se surgirem especulações de que exista um propósito mais sinistro por trás desse encontro dos dois jatos. No momento, contudo, a única explicação que faz sentido é a coincidência.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.