Início Empresas Aéreas

JetSMART obtém aprovação e inicia certificação para fazer voos domésticos na Colômbia

Airbus A320neo da JetSMART – Imagem: Mike Burdett / CC BY-SA, via Wikimedia

A Aeronáutica Civil (Aerocivil) da Colômbia autorizou o início do processo de certificação da JetSMART Colombia, que lhe permitirá operar voos domésticos, embora com um volume inferior ao inicialmente solicitado pela ultra low cost (ULCC). Em novembro de 2019, a empresa havia solicitado um total de 111 rotas com base em Bogotá, com uma frota de doze aeronaves Airbus A320, com capacidade para 186 passageiros.

A ULCC solicitou a operação de voos em Apartado, Arauca, Armênia, Barranquilla, Bucaramanga, Bogotá, Cali, Cartagena, Cúcuta, Florencia, Leticia, Medellín/Rionegro, Montería, Neiva, Pasto, Pereira, Riohacha, San Andrés, Santa Marta, Valledupar, Villavicencio e Yopal.

Por sua vez, outras cidades colombianas se beneficiaram com a solicitação, já que Barranquilla, Bucaramanga, Cali, Cartagena e San Andrés teriam conexões entre 8 e 12 destinos nacionais, informa o Aviacionline.

A nova aplicação e aprovação de JetSMART Colômbia

Nos últimos dias de dezembro, na 105ª sessão do Comitê de Avaliação de Projetos Aerocomerciais (CEPA) da Aerocivil, foi decidido adiar a decisão de autorizar a JetSMART a fornecer voos regulares de passageiros, carga e correio dentro da Colômbia.

O CEPA baseou esta decisão na análise da petição e nas observações apresentadas por diferentes autores na audiência pública e incluiu um ajustamento na rede de rotas, uma vez que não dispunha de aeronaves suficientes para servir as 111 rotas solicitadas.

Na sessão 106 do CEPA, realizada no último dia 2 de março, o comitê recomendou o início do processo de certificação da JetSMART Colômbia e poder entrar com seus serviços em 27 rotas no mercado doméstico. Esta recomendação foi levada em consideração pela autoridade aeronáutica em 7 de março.

O detalhe das 27 rotas autorizadas é:

  • Bogotá: Barranquilla, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Cúcuta, Medellín/Rionegro, Montería, Pasto, Pereira, San Andrés e Santa Marta.
  • Medellín: Barranquilla, Cali, Cartagena, Cúcuta, Montería, Pasto, Pereira, San Andrés e Santa Marta.
  • Cáli: Cartagena.
  • Cartagena: Cúcuta, Pereira e San Andrés.
  • Pereira: Bucaramanga e Cúcuta.
  • Barranquilla: Cúcuta.

Além disso, foi informado que serão incorporados sete Airbus A320neo a partir de março de 2024, embora esse esquema possa ser acelerado, dependendo da demanda.

Estuardo Ortiz, CEO e Presidente da JetSMART, disse: “A aprovação do CEPA e Aerocivil de nosso pedido para entrar em 27 rotas domésticas é uma excelente notícia, assim como o início da certificação da JetSMART como companhia aérea colombiana. Com isso daremos início imediato ao processo e trabalharemos lado a lado com a Aerocivil para poder cumprir todas as exigências no menor tempo possível”.

“Temos um compromisso claro e firme com a conectividade da Colômbia e queremos adicionar mais voos a preços baixos o mais rápido possível. Temos experiência de certificação no Chile, Peru e Argentina, que cumprimos rigorosamente em tempo recorde. Já somos uma companhia aérea estabelecida com mais de 18 milhões de passageiros na região desde a nossa criação, oferecendo serviço de qualidade e rotas ponto a ponto, por isso esperamos poder adicionar aeronaves e rotas em 2023”, concluiu.

O pedido da companhia ocorreu em um momento em que a empresa local Viva Air encerrou suas atividades após a rejeição da Aerocivil ao pedido de integração com a Avianca. Além disso, durante 2022, a Ultra Air foi adicionada ao mercado doméstico colombiano. Atualmente, opera com 6 Airbus A320ceo em quinze rotas domésticas e no próximo ano planeja lançar suas primeiras rotas internacionais.

JetSMART adiciona aeronaves em 2023

A frota da JetSMART ao nível sul-americano é composta por onze Airbus A320ceo, dez A320neo e três A321neo. Em 2023, a JetSMART deve receber mais 14 aeronaves A320neo e A321neo que seriam distribuídas entre os três países e/ou um eventual quarto país.

Todos esses equipamentos fazem parte de um pedido de mais de 400 aeronaves assinado em 2019 pelo grupo controlador da companhia aérea, a Indigo Partners, que também é dono de outras empresas ao redor do mundo. A JetSMART mantém a meta de atingir 100 aeronaves em 2026, incluindo quatorze A321XLR que lhe permitirão chegar a destinos no México, Estados Unidos e Caribe a partir de suas bases na Argentina, Peru e Chile.

Leia mais:

Sair da versão mobile