
Assim como antecipado em matéria anterior do AEROIN, a empresa aérea azeri Silk Way West Airlines foi contratada pela organização do Circuito de Fórmula E para efetuar o transporte dos carros e equipamentos da etapa de São Paulo do campeonato automobilístico, que acontece no dia 25 de março de 2023.
No começo do mês, os equipamentos aterrissaram em Campinas e, logo após a prova, eles embarcarão novamente, desta vez rumo à Itália, onde serão preparados para as próximas etapas do torneio. A programação dos voos que levarão os equipamentos já está disponível no registro da ANAC, conforme detalhado abaixo.
29 DE MARÇO – A aeronave aterrissa em São Paulo (Guarulhos) proveniente de Casablanca, no Marrocos, às 15h. O número do voo será o AZG-3312 e a aeronave aterrissa trazendo uma carga da China para os Correios.
29 DE MARÇO – VOO CURTO – No mesmo dia, a aeronave será reposicionada para Campinas, decolando às 18h e pousando no interior às 18h30. Será no interior de São Paulo que os equipamentos da Formula E serão embarcados.
29 DE MARÇO – A VOLTA – Por fim, no final do mesmo dia, o jato decola de Campinas às 22h com destino a Dacar, no Senegal, e depois a Milão, na Itália. O número do voo é o AZG-4902.
Apesar de parecer estranho o curto voo até Campinas para embarcar os automóveis que terão corrido na Cidade de São Paulo, e que poderiam ser embarcados em Guarulhos, tal escolha pode fazer sentido sob uma perspectiva logística e de segurança.
O aeroporto campineiro tem sido tradicionalmente escolhido para receber os equipamentos das provas da FIA, em especial a Formula 1, nas últimas décadas. A infraestrutura do Terminal de Carga e a operação especial montada pelo aeroporto são essenciais para a eficiência operacional as provas exigem. Isso, portanto, conta bastante na hora da escolha do roteiro.