Jumbo Boeing 747 que era “russo” acaba de virar americano

Foto: ABC

A National Airlines, com sede nos EUA, anunciou ontem (20) a chegada de um Boeing 747-400ERF (Extended Range Freighter) à sua frota. A adição é um cargueiro de registro N663CA (MSN 35237), que antes operou na empresa AirBridgeCargo (ABC), que apesar de ter sede no Reino Unido, pertence à russa Volga-Dnepr. 

Curiosamente, esta mesma aeronave tinha sido retirada de operação 15 dias antes da invasão russa na Ucrânia começar. No dia 11 de fevereiro, o avião foi estacionado em Sharjah, nos Emirados Árabes e, em julho, foi trasladado para Mojave, nos EUA. Embora os assuntos (guerra na Ucrânia e devolução do avião) não aparentem ter relação entre si, a ABC ainda possui outros 15 jatos do mesmo modelo na frota, todos eles estacionados e sem poder voar por conta de sanções sobre a empresa e sócios.

A National Airlines, que nada tem a ver com a situação da empresa russa, vê ganhos na incorporação da nova aeronave, a primeira em sua frota com porta de carga frontal, que permite o embarque de cargas especiais e não-padronizadas.

“A introdução da aeronave B747-400 ERF é parte de nossa visão maior de modernizar nossa frota e aprimorar nossas ofertas de serviços para nossos clientes. Nosso foco principal não é apenas a rápida expansão da frota, mas também oferecer soluções de frete aéreo para o mercado global pós-COVID para atender às crescentes demandas de carga especializada”, observou Christopher Alf, presidente da National Air Cargo Holdings.

A aeronave tem uma carga útil bruta máxima de 128 toneladas métricas (cerca de 282.000 libras). A capacidade de carregamento da porta do nariz, uma característica exclusiva deste tipo de aeronave, dá à National a capacidade de movimentar os carregamentos dos clientes de qualquer comprimento, o que não é possível com o cargueiro Boeing 777.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Prefeitura de Divinópolis publica edital referente ao uso de hangares do...

0
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes)