
Uma bela cena de uma rejeição de pouso de um grande avião Boeing 747 no início dessa tarde de quarta-feira, 21 de setembro, chamou atenção de todos que acompanhavam a câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, apontada para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Conforme a gravação apresentada no player a seguir, os pilotos aproximaram o Jumbo Jet para a cabeceira 15 de Viracopos, porém, nos instantes finais antes do toque na pista, o vento atrapalhou o procedimento:
Como visto no vídeo acima, o avião de matrícula N401KZ, um Boeing 747-400F (cargueiro) da companhia norte-americana Kalitta Air, flutuou sobre a pista e, diante do toque com o solo muito à frente do ponto ideal, os pilotos decidiram pela rejeição do pouso.
Um pouso rejeitado é o tipo de arremetida que ocorre depois que o “flare” (arredondamento) para o pouso já foi iniciado. Nessa condição, a aeronave já tem uma energia menor do que se ainda estivesse em aproximação com os motores em potência, portanto, a resposta do equipamento e as ações dos pilotos acabam sendo um pouco diferentes de uma arremetida feita na aproximação.
Após a rejeição do pouso, o Boeing 747 é visto ganhando altura e depois retornando para um pouso completo, como também mostrado no vídeo acima.
Como sempre, vale ressaltar que se trata de um procedimento padrão e frequentemente treinado pelos pilotos, para que se tenha maior segurança na operação, ao invés de tentar completar um pouso em condição fora do normal.