KC-30 da Força Aérea chegou hoje com 48 repatriados de Gaza em voo direto entre Cairo, no Egito, e Brasília

Imagem: Arquivo pessoal / Divulgação Governo Federal

O Governo Federal informou que a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu do Rio de Janeiro ao Egito no sábado, 9 de dezembro, para mais uma ação da Operação Voltando em Paz, decolou da capital egípcia, Cairo, às 19h03 do domingo (14h03 no horário de Brasília) com um grupo de 48 repatriados da Faixa de Gaza.

Após um voo direto, com duração de 13 horas e 45 minutos, o Airbus A330-200 da FAB, de matrícula FAB 2902, chegou à Base Aérea de Brasília às 03h48 da madrugada desta segunda-feira, 11 de dezembro.

O grupo teve 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos. Entre eles, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 37 palestinos.

Assim que cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito pelo portão de Rafah, no sábado, o grupo foi recepcionado pela equipe da embaixada brasileira no Egito, embarcado em vans locadas pelo Governo Federal e fez um trajeto de cerca de seis horas de viagem até a cidade do Cairo. Lá, descansaram, foram alimentados e avaliados por profissionais da área de saúde antes do deslocamento neste domingo para o aeroporto.

Desde o início do conflito no Oriente Médio, agora são 1.525 passageiros e 53 animais domésticos repatriados em 11 voos da Força Aérea Brasileira, com três tipos de aeronave: KC-30 (A330-200), KC-390 e VC-2 (Embraer 190). Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde se envolveram na logística. Mais de três mil refeições foram servidas em mais de 330 horas de voo sobre 16 países.

ADAPTAÇÃO

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, da lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram a saída negada, incluindo sete brasileiro-palestinos. Com isso, alguns familiares dos que não foram autorizados também acabaram desistindo.

Dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira 47. Uma jovem de 22 anos, que havia cruzado a fronteira dias antes com o marido canadense, se juntou aos resgatados que vieram ao Brasil. Ela é filha de uma das integrantes do grupo de repatriados em Gaza.

AJUDA HUMANITÁRIA

Outro braço da Operação Voltando em Paz teve início na tarde do sábado, quando uma aeronave KC-390, fabricada pela Embraer, decolou da Base Aérea do Rio de Janeiro rumo ao Egito com 11 toneladas de alimentos não perecíveis. A previsão de pouso em Al-Arish, cidade próxima à fronteira com Gaza, é para a manhã da terça-feira, 12 de dezembro. A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Este é o terceiro voo que sai do Brasil com finalidade humanitária. Em 18 de outubro, um VC-2 pousou no Egito com equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga continha 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia.

Em 2 de novembro, outro VC-2 da Presidência da República pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, Egito, levando 1,5 tonelada de alimentos – arroz, açúcar, derivados de milho e leite – destinados à população da Faixa de Gaza, oferecidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias