Aviões Embraer E2 da KLM vão sendo armazenados no mesmo aeroporto que “prendeu” Jumbos

Avião Embraer E195 E2 KLM Cityhopper
Imagem: Embraer

A holandesa KLM iniciou o processo de armazenagem de seus jatos Embraer E195-E2 que não podem voar comercialmente por problemas nos motores.

E o aeroporto escolhido foi o que, anos atrás, quase impediu a saída de Jumbos da Lufthansa: O Aeroporto de Twente. Localizado no leste dos Países Baixos, mais especificamente na cidade de Enschede, na fronteira com a Alemanha, este pequeno aeroporto, que já foi uma importante base aérea para a OTAN na Guerra Fria, hoje não tem voos comerciais.

A sua função principal é formar aviadores com um aeroclube local, além de receber alguns raros voos executivos. Porém, por ter ainda uma boa estrutura remanescente da era militar, acabou sendo procurado para estocagem de aeronaves.

A Lufthansa enviou alguns Boeings 747-400 para o local, porém a prefeitura já não estava satisfeita com a presença de grandes aviões por questões ambientais, e autoridades aeronáuticas exigiram modificações para permitir a saída dos Jumbos, que só foi possível após muita negociação de ambos os lados.

Por serem jatos menores e menos poluentes, os jatos E2 até o momento não causaram incômodo. Segundo reporta o portal Luchtvaart Nieuws, a KLM Cityhopper enviou as aeronaves de matrícula PH-NXA (o primeiro E195-E2 a ser recebido pela companhia) e PH-NXD para o local.

Ambos os aviões, apesar de terem 3 anos de fabricação, têm problemas nos seus motores Pratt & Whitney PW1900G, que usaram um pó de minério fora de especificação que tem causado rachaduras prematuras em alguns componentes. Até o momento, apenas a KLM é a operadora dos jatos E2 da Embraer afetada com o problema, porém nos aviões Airbus A220 e A320neo a lista é mais extensa, incluindo empresas de vários países.

Ainda não está claro por quanto tempo os jatos E2 irão ficar em Twente, mas ao menos outros três jatos do mesmo modelo da companhia estão parados no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, esperando resolução por parte da PW.

Veja a chegada de um dos jatos em Twente no vídeo abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias