KLM entra para o conselho consultivo da Heart Aerospace, fabricante da futura aeronave elétrica ES-30

Boeing 777-300ER

A fabricante aeronáutica sueca Heart Aerospace informa que a companhia aérea ativa mais antiga do mundo, a holandesa KLM, junta-se ao Conselho Consultivo da Indústria da Heart para fornecer sua visão sobre o projeto, desenvolvimento e comercialização do primeiro avião elétrico regional da empresa, o ES-30.

O Conselho Consultivo da Indústria consiste em companhias aéreas, governos, empresas de leasing e aeroportos de todo o mundo, cada um representando uma parte fundamental do ecossistema da aviação necessário para apoiar a eletrificação das viagens aéreas.

A KLM, que serve atualmente 162 destinos em todo o mundo, faz parte de um dos maiores grupos de companhias aéreas da Europa, o Air France-KLM, e colocou a sustentabilidade no centro da sua estratégia de negócios.

A Heart Aerospace está desenvolvendo o ES-30, um avião elétrico regional com capacidade padrão para 30 passageiros, movido por motores elétricos com energia derivada de bateria.

O modelo terá uma autonomia totalmente elétrica, de zero emissões, de 200 quilômetros, uma autonomia híbrida ampliada de 400 quilômetros com 30 passageiros e flexibilidade para voar até 800 quilômetros com 25 passageiros, tudo incluindo reservas típicas de companhias aéreas.

Concepção gráfica do ES-30 – Imagem: Heart Aerospace

Maarten Stienen, COO da KLM, disse:

“Para nós é importante apoiar o desenvolvimento de tecnologias com emissões zero e o ecossistema necessário para a sua implementação. A descarbonização das viagens aéreas não acontecerá da noite para o dia e ainda não existe solução mágica.

Devemos trabalhar em conjunto com todos os parceiros da cadeia para trazer soluções e inovações. Na Heart Aerospace encontramos um grande parceiro que, assim como nós, está disposto a fazer tudo para alcançar o máximo de resultados. Quanto mais cedo começarmos, mais cedo chegaremos lá”.

Simon Newitt, presidente e diretor comercial da Heart Aerospace, disse:

“Com “o Holandês Voador” no nosso conselho consultivo, todos nós nos beneficiaremos da extensa experiência operacional da KLM. Você não se torna a companhia aérea mais antiga do mundo sem a capacidade de se reinventar, por isso estamos muito entusiasmados em ter a KLM nos ajudando a moldar o futuro”.

A Heart Aerospace recebeu um total de 250 pedidos firmes para o seu ES-30, com opções e direitos de compra para mais 120 aviões. A empresa também possui cartas de intenções para mais 91 aviões.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias