Empresa aérea portuguesa assina acordo para ter os aviões elétricos ES-30

ES-30 – Imagem: Heart Aerospace

Após um mês de setembro de boas notícias, a fabricante Heart Aerospace segue com ventos favoráveis nesse mês de outubro, anunciando mais um acordo para futura venda de seus aviões.

A fabricante sueca de aviões elétricos e a companhia aérea portuguesa Sevenair anunciaram na sexta-feira, 14 de outubro, que assinaram uma Carta de Intenção (LOI, na sigla em inglês de Letter of Intent) para a compra de três unidades do ES-30, com opção para outras três.

Concepção gráfica do ES-30 da Sevenair – Imagem: Heart Aerospace

Um mês antes, a Heart havia revelado o design desse modelo e anunciado acordos com a Saab e a Air Canada, que se tornaram investidoras (acionistas) da fabricante. Com isso, a Saab vai colaborar no desenvolvimento das aeronaves e a Air Canada vai ter ao menos 30 unidades do ES-30 para sua frota.

O ES-30 é um avião regional com capacidade para 30 passageiros e autonomia totalmente elétrica de 200 quilômetros, incluindo todas as reservas típicas necessárias pela regulamentação às operações das companhias aéreas.

Isso permite que o avião opere com zero emissões e baixo ruído, e ainda inclui uma configuração híbrida de reserva com uso de combustível sustentável de aviação (SAF), que pode estender o alcance para 400 quilômetros.

A Sevenair é uma companhia aérea regional especializada em transporte público e contratos de aluguel de aeronaves. Atualmente opera sete rotas em Portugal, todas cobertas pelo alcance do ES-30.

A empresa portuguesa também é membro do Conselho Consultivo da Indústria da Heart Aerospace, um grupo que representa companhias aéreas, empresas de leasing e aeroportos de todo o mundo para participar do desenvolvimento das aeronaves.

Com esta última manifestação de interesse da Sevenair, a Heart Aerospace tem um total de 230 pedidos e 100 opções para o ES-30, juntamente com LOIs para mais 99 aviões.

“A Heart Aerospace se apresentou a nós como uma empresa start-up que combinava um forte apoio financeiro com uma equipe experiente e fortes parceiros do setor. Como membros do Conselho Consultivo de Companhias Aéreas, estamos orgulhosos de ajudar este grupo incrível no desenvolvimento de uma aeronave que disruptará completamente os voos regionais”, disse Carlos Amaro, CEO da Sevenair.

Com informações da Heart Aerospace

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias