LATAM destaca que liderou o mercado aéreo Brasil-EUA nos últimos três meses, segundo dados da ANAC

Boeing 777-300ER

A LATAM destaca que os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de outubro de 2023, mostram que a companhia aérea se manteve líder em participação do mercado Brasil-EUA em voos operados de agosto a outubro deste ano, em termos do índice RPK (passageiros pagantes vezes quilômetros voados).

Essa é a primeira vez que a empresa lidera o ranking após a pandemia de Covid-19. Com 26% de participação, a LATAM superou as companhias aéreas norte-americanas que operam entre os dois países.

Ao todo, a LATAM transportou mais de 260 mil passageiros entre Estados Unidos e Brasil nos últimos três meses, com 89% de ocupação média dos voos. Contribuiu para a liderança a inauguração, em agosto de 2023, da rota São Paulo-Los Angeles.

Além da nova rota, a LATAM opera atualmente São Paulo-Miami (12 voos semanais), São Paulo-Orlando (3 voos semanais), São Paulo-Boston (3 voos semanais), São Paulo-Nova York (1 voo diário) e Fortaleza-Miami (2 voos semanais).

A LATAM tem o compromisso de conectar o mundo com o Brasil e o mercado norte-americano é importante nesta missão. A liderança reflete a retomada sustentável das nossas operações internacionais e também o primeiro ano da Joint Venture com a Delta, que criou para o cliente uma rede imbatível de mais de 300 destinos entre América do Norte e América do Sul”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Em novembro, a LATAM celebra ainda o aniversário de um ano da retomada da rota São Paulo-Boston, com 74 mil passageiros transportados e 80% de ocupação média dos voos.

No mercado Brasil-EUA, a companhia também ressalta a importância de sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que completou um ano no último mês, com uma rede de voos incomparável nas Américas por meio de conexões para mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul.

Em um ano, o acordo estratégico já apresenta ótimos resultados, em que o grupo LATAM e a Delta aumentaram sua capacidade em 75%. No Brasil, especificamente, houve a inauguração em agosto da rota São Paulo-Los Angeles, a única opção direta entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos. Em dezembro, a Delta lançará o voo sazonal entre Rio de Janeiro-Nova York/JFK e retomará o voo entre Rio de Janeiro-Atlanta, que antes era sazonal e passará a ser regular.

No período, foram realizados 15 mil voos, transportados mais de 3 milhões de passageiros e percorridos 90 milhões de quilômetros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias