Latam é a 1ª aérea certificada na região por treinar funcionários ao atendimento de autistas

Boeing 787-9 – Imagem ilustrativa

A LATAM informa que está implantando novas medidas para melhorar a experiência de viagem de passageiros com autismo, incluindo mais de 10.000 funcionários certificados no atendimento a passageiros com espectro autista e a implantação de um cordão que torna visíveis deficiências invisíveis.

As iniciativas foram possíveis graças ao apoio da Autism Double-Checked, organização dedicada a preparar e promover no setor um atendimento mais adequado às pessoas com autismo, e do programa Girassol para deficientes invisíveis, que busca facilitar discretamente a identificação de pessoas em uma situação de deficiência que não pode ser reconhecida a olho nu.

Com isso, a empresa afirma que se tornou o primeiro grupo de companhias aéreas da região a receber a certificação por treinar seus funcionários para atender passageiros com autismo e aderir ao programa Girassol para deficientes invisíveis.

Os mais de 10.000 colaboradores passaram por um treinamento que contempla três etapas:

– Autism Aware, que fornece as ferramentas de sensibilidade necessárias;

– Autism Ready, que fornece aos funcionários informações específicas sobre o trabalho e treinamento sobre situações que podem surgir e como lidar com elas; e

– Autism Double-Checked, que corresponde à publicação de informações para que a comunidade autista possa se orientar e tornar seu voo na LATAM mais agradável.

“Algumas condições associadas às viagens, como barulho e multidões, tornam essa experiência um desafio para pessoas com autismo. Na LATAM queremos ser uma contribuição para um mundo que não discrimina, mas inclui, por isso, junto com Autism Double-Checked e Sunflower, unimos forças para gerar processos de mudança que permitirão uma melhor experiência de viagem para nossos passageiros. Com certeza não conseguiremos cobrir todas as situações que podem ocorrer, mas acreditamos que essas iniciativas nos ajudam a estar melhor preparados”, afirma Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.

“Estamos muito satisfeitos e impressionados com o entendimento que o grupo LATAM tem sobre as viagens de pessoas com necessidades especiais e o papel que estão desempenhando na criação de um ambiente melhor a bordo para os passageiros autistas. As famílias com autistas estão ansiosas para viajar e o grupo LATAM está abrindo novas oportunidades para essa comunidade”, afirma Alan Day, cofundador da Autism Double-Checked

Da mesma forma, o grupo LATAM aderiu ao programa Girassol para deficientes invisíveis, que visa facilitar, por meio de um cordão, a identificação de passageiros com deficiências que não podem ser vistas a olho nu.

Nesta primeira fase de implantação, a LATAM disponibilizará o cordão para passageiros com baixa visão, perda auditiva e transtorno do espectro autista (TEA). Este estará disponível gratuitamente e poderá ser solicitado nos balcões de check-in dos principais aeroportos onde o grupo opera.

“Estamos muito satisfeitos que a primeira companhia aérea da América do Sul, a LATAM, tenha se juntado à rede global Hidden Disabilities Sunflower. Isso permite que os passageiros com deficiência invisível estejam ainda mais perto de serem reconhecidos e apoiados onde quer que viajem usando seu talabarte Girassol. Também parabenizamos a LATAM por trabalhar com o Autism Double-Checked e tornar mais fácil para os passageiros autistas terem um voo mais agradável”, afirma Paul White, CEO da Hidden Disabilities Sunflower.

As iniciativas anunciadas vêm complementar o trabalho que o grupo está desenvolvendo para melhorar o atendimento dos passageiros com autismo, como a disponibilização de acesso ao balcão e embarque de atendimentos especiais. Além disso, a linguagem foi padronizada, utilizando terminologia adequada e inclusiva nas comunicações do grupo e nos manuais de procedimento para se referir às pessoas com deficiência.

Informações da Latam

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias