Início Empresas Aéreas

LATAM está prestes a se tornar a única operadora do Airbus A319 em toda a América Latina

A colombiana Avianca irá retirar seus Airbus A319, uma aeronave que serviu à empresa por 15 anos. Com isso, a LATAM se tornará a única empresa aérea da região a voar com o modelo em voos comerciais.

Em contato com o portal parceiro Aviacionline, a colombiana Avianca confirmou a decisão de aposentar o A319 e que o movimento faz parte da estratégia de simplificar a frota, focando em modelos mais eficientes em termos de custo por assento-quilômetro (CASK), como os Airbus A320ceo/neo e A321neo. Como resultado, a Região terá apenas a Latam operando o modelo A319.

Essa mudança operacional da Avianca também levou à retirada de serviços em aeroportos que não possuem a infraestrutura necessária para os modelos Airbus, onde antes a empresa operava com turboélices ATR 72, também aposentados. Um exemplo disso é o aeroporto de Florença, no interior da Colômbia.

No entanto, as rotas ou destinos que forem cancelados devido aos baixos níveis de ocupação serão atendidos pela empresa regional CLIC (anteriormente Easyfly) em um acordo de codeshare, voando aeronaves turboélices ATR.

Foto – DepositPhotos

Recentemente, a Avianca concluiu a reconfiguração e modernização dos interiores, aumentando a capacidade dos A319 de 120 para 144 assentos, mas reduziu a frota, operando apenas 8 dos 21 jatos A319 que chegou a ter.

A retirada dos Airbus A319 da frota tornará a LATAM Airlines o único operador deste modelo na América Latina e no Caribe. Além da empresa latina, alguns A319 VIP são operados por entidades governamentais do Brasil e da Venezuela.

Este é o sexto modelo que a Avianca retirou desde 2019, já que descontinuou seus dez A318 no mesmo ano, dois Airbus A330-300 em 2020 e, após a pandemia, treze Airbus A330-200, dez Airbus A321ceo/neo e nove ATR 72.

No passado, a Avianca Colombia repassou alguns de seus A319 para sua empresa-irmã Oceanair (Avianca Brasil). Com a falência da empresa brasileira em 2019, os jatos acabaram sendo devolvidos aos donos e desmontados ou estocados.