Início Empresas Aéreas

LATAM já tem data para retomar os voos para a Venezuela

O Grupo LATAM já definiu uma data para retomar os voos para a Venezuela após mais de 7 anos sem voar no país vizinho do Brasil.

Foto de Deposit Photos

Atualmente são poucas as empresas aéreas que voam para a Venezuela, seja por causa de sanções, falta de rentabilidade ou dificuldade de repatriar o dinheiro obtido das vendas das passagens. Este último foi o motivo pelo qual a LATAM, em 2016, suspendeu os voos da rota Guarulhos – Caracas, então operados pelo Boeing 767 da TAM, logo após a GOL suspender o mesmo voo pelo mesmo motivo.

Praticamente sobraram apenas a Copa Airlines (vendendo passagens em conexão para o Brasil inclusive), a TAP Air Portugal e a Turkish Airlines, como companhias aéreas estrangeiras relevantes voando em Caracas.

No ano passado a LATAM já havia pedido autorização para voltar a voar na rota Bogotá – Caracas, que ainda não foi concedida, mas agora a empresa parece ter conseguido autorização para realizar outro voo para a capital venezuelana.

Como reporta o portal parceiro Aviacionline, a LATAM já está vendendo bilhetes do voo de Lima para Caracas, que será operado com jatos A320 da subsidiaria peruana diariamente, a partir de 1º de agosto. As autoridades peruanas estiveram no final de abril em Caracas para atestar a condição do Aeroporto Maiquetía, na Venezuela.

Hoje, a rota Caracas – Lima é feita apenas pela venezuelana Conviasa, utilizando o gigante Airbus A340-600 em voos semana sim, semana não, totalizando duas operações por mês.

Ainda é esperado que a LATAM volte a operar para a Venezuela a partir de Bogotá. Hoje o Brasil tem voos regulares para o país vizinho saindo de Manaus para a cidade mineradora de Puerto Ordaz, numa rota inédita recém-inaugurada pela aérea estatal venezuelana Conviasa.

Sair da versão mobile