“Levei muito a sério”, diz gestor da FAA sobre o descanso dos controladores, após visitar controles de tráfego aéreo dos EUA

Imagem: Sunnya343 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Na última sexta-feira, 19 de abril, o gestor da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), Mike Whitaker, publicou uma declaração a respeito do tema da jornada de trabalho dos controladores de tráfego aéreo do país, que vem sendo muito discutida nos últimos tempos, devido a alertas de quantidade insuficiente de trabalhadores e, por consequência, de tempo de descanso.

Whitaker percorreu os EUA para conferir pessoalmente a realidade da categoria e, como resultado, afirmou que levou muito a sério as preocupações com a falta de descanso dos profissionais.

Acompanhe a seguir a declaração completa do administrador.

Declaração do Administrador da FAA, Mike Whitaker

Nos meus primeiros meses à frente da FAA, visitei instalações de controle de tráfego aéreo por todo o país – e ouvi preocupações sobre horários que nem sempre permitem aos controladores descansar o suficiente. Com a segurança dos nossos controladores e do espaço aéreo nacional sempre em mente para a FAA, levei isso muito a sério – e estamos agindo.

Em dezembro de 2023, contratamos um painel independente de especialistas científicos em fadiga para avaliar os riscos introduzidos pela fadiga do controlador em nosso sistema e nos fornecer um roteiro para mitigar os riscos. O relatório do painel colocou em destaque as principais reformas que estamos implementando imediatamente para garantir que os controladores de tráfego aéreo tenham descanso suficiente, ao mesmo tempo que trabalhamos para implementar algumas mudanças sistémicas a longo prazo.

Como passo inicial, exigirei 10 horas de folga entre os turnos e 12 horas de folga antes do turno da meia-noite, com vigência de 90 dias, de acordo com as recomendações do painel de especialistas. Também estou orientando o Serviço de Supervisão de Segurança do Tráfego Aéreo para garantir que a agência tenha uma metodologia robusta para garantir o cumprimento desta orientação.

Entendo que este período de descanso prolongado será um ajuste para milhares de nossos controladores de tráfego aéreo. Estamos empenhados em envolver a força de trabalho e os nossos parceiros da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo (NATCA) para priorizar a saúde e o bem-estar à medida que as operações se adaptam.

Além das práticas de jornda de trabalho, o crescimento da força de trabalho continua sendo uma prioridade máxima e, nos últimos dois anos, fizemos todos os esforços para acelerar as contratações. Estamos começando a reverter a escassez de controladores de tráfego aéreo que já dura décadas. No ano passado atingimos nossa meta de contratação de 1.500 controladores, com uma meta ainda maior de 1.800 para este ano, que estamos no caminho certo para atingir. Também expandimos o pipeline de treinamento para maximizar o recrutamento. Conseguir pessoas mais qualificadas nas nossas instalações de tráfego aéreo ajudará a aliviar as exigências da força de trabalho atual.

Agradeço o tempo e a experiência do painel e estamos comprometidos com um esforço sustentado para lidar com a fadiga dos controladores e garantir que o nosso espaço aéreo seja o mais seguro do mundo. Estas recomendações ajudarão significativamente os nossos esforços, fornecendo um roteiro para a nossa agência.

Além disso, como sempre digo, “a segurança é um esporte de equipe”, por isso estamos tornarmndo o relatório público para permitir que outros especialistas em segurança e força de trabalho possam rever as conclusões e compartilhar informações adicionais. Estou ansioso para trabalhar com nossos parceiros trabalhistas para implementar essas mudanças importantes.

Informações da FAA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias