A empresa pernambucana Levu Logistics, que está em etapa de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a abertura de uma nova empresa aérea de carga no Brasil, publicou um pedido de reserva de matrícula para aquele que pode ser o primeiro Airbus A321F do país.
Segundo os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a Levu pediu a reserva da matrícula PS-LVU para o Airbus A321F de número de série 775. Tal aeronave tem 26 anos de idade, tendo sido produzida em 1998. Foi convertida em cargueiro em 2022 (vídeo abaixo) e hoje opera em rotas da DHL através da SmartLynx Malta.
Este não é o primeiro avião que a Levu Logistics registra no RAB. Anteriormente, como o AEROIN informou, a empresa havia registrado um Airbus A330-300 com a matrícula PR-LVU. Tal aeronave teria o número de série 1146.
Nota: há outras duas reservas para aviões A330-300, matrículas PS-LVP e PR-LVL, que possivelmente também são para a mesma empresa, mas que não contam com nenhuma informação sobre operador ou números de série.
1 min tour
— Steve Giordano (@JTTsteve) September 6, 2022
Airbus A321-PCF “Precision Converted Freighter”. MSN 775 is the 1st production 321PCF and was modified here at Airborne (PEMCO) @ TPA. We will refly the test today, then head out to East Midlands tomorrow (hopefully) for paint. Aircraft destined for Smartlynx. #avgeek pic.twitter.com/9BO7gGtXTP
A intenção de abertura de uma nova empresa de carga no Brasil foi apresentada com exclusividade pelo AEROIN em setembro do ano de 2022.
Naquele momento, segundo fontes informavam, a companhia logística Levu Transporte Aéreo e Logística de Cargas Ltda., registrada no CNPJ 46.416.494/0001-90, havia iniciado um processo para certificação de uma empresa aérea no Brasil, sob o RBAC 121, que foi aberto em maio de 2022 e cujos sócios são ligados à empresa Expert-Log, que opera no comércio exterior, mas usando espaço de porão de aeronaves de outras empresas.
Em novembro de 2022, ocorreu uma reunião da empresa com o governo de Pernambuco, no qual foi formalizado o interesse de investir R$ 55 milhões para iniciar operações no estado, segundo reportou naquele momento o REC Ao Vivo. Portanto, tanto o Aeroporto de Viracopos quanto o de Recife parecem ser opções plausíveis de bases de operações aéreas da futura companhia aérea.
O AEROIN também identificou que há um site na internet registrado em nome da empresa (https://levulogistics.com/), o qual ainda não conta com nenhum conteúdo, mas apenas os dizeres “em breve”.