Líbano nega alegações de que está recebendo armas em voos de companhia aérea iraniana

Foto de Dmitry Terekhov, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

O diretor-geral da Autoridade de Aviação Civil Libanesa, Fadi al-Hassan, disse na quinta-feira (8) que os voos da iraniana Meraj Airlines para Beirute estão em conformidade com os requisitos de segurança. Al-Hassan lembrou que a companhia aérea iraniana operou seu primeiro voo para Beirute em 14 de novembro.

As alegações de que aviões iranianos estão sendo usados ​​para transportar armas e equipamentos secretos para o Hezbollah xiita são infundadas”, disse al-Hassan à TV Al Jadeed. Segundo ele, a divulgação de tais informações prejudica a reputação do Aeroporto Internacional Rafik Hariri, na temporada de pré-réveillon.

Anteriormente, o canal de TV Al-Hadath, de Dubai, informou, citando fontes israelenses, que a Meraj Airlines é controlada pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, as unidades de elite das Forças Armadas iranianas) e possivelmente é usada para entregas clandestinas de armas ao Hezbollah. As fontes disseram que Israel “não permitirá que o aeroporto de Beirute se junte às rotas de contrabando de armas do Irã para o Líbano.”

Em 22 de outubro, ataques de mísseis israelenses atingiram os arredores do Aeroporto Internacional de Damasco, na Síria. Os ataques foram realizados em armazéns militares, que já haviam sido entregues com uma carga de armas iranianas destinadas a formações xiitas que lutam ao lado do exército sírio e que também seriam beneficiárias das armas, segundo Israel.

Em 10 de junho, durante ataques ao aeroporto de Damasco, a Força Aérea de Israel danificou duas pistas, desativou a iluminação de navegação do aeroporto, acertou a torre de controle e danificou o prédio do segundo terminal. Como resultado, as autoridades sírias anunciaram o fechamento temporário do Aeroporto Internacional de Damasco, todos os voos regulares foram transferidos para o Aeroporto de Aleppo, no norte do país. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias